sexta-feira, 8 de abril de 2016

Excesso de dejetos suínos prejudica o solo


O uso de micro-organismos para diminuir a poluição provocada pelos dejetos acumulados nas propriedades que produzem suínos está sendo estudado pela Embrapa Suínos e Aves, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Pesquisadores do Brasil, Europa, Japão e Estados Unidos estão participando de uma rede internacional de pesquisa que desenvolve um sistema que retira nitrogênio dos resíduos, diminuindo o impacto ambiental provocado no solo pelas sucessivas disposições de dejetos.

O importante é atentar-se que os dejetos de suínos são bons, porém, há que se ter a consciência de que o excesso deles, como o que acontece em grandes produções de suínos. O solo chega a ser pouco para quantidade de dejetos a ser aplicada. “Vale ressaltar que o excesso desses dejetos interfere de forma negativa nas características químicas, físicas e biológicas do solo”, afirma a médica veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira.

Para que nada de errado aconteça e que o dejeto seja algo benéfico para o solo, a Embrapa Suínos e Aves está testando em laboratório as condições ideais para a reprodução dos micro-organismos que podem ajudar a diminuir o impacto ambiental dos dejetos suínos.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/veterinaria/artigos/excesso-de-dejetos-suinos-prejudica-o-solo/68327#ixzz45CVrDL4Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário