segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dermatite ou doença de pele - um dos causadores mais preocupantes é o fungo



Uma das doenças mais comuns nos cães é a dermatite ou doença de pele. Os sinais clínicos são bastante variados, mas o pet pode apresentar queda de pelo, coceira, vermelhidão na pele, presença de pústulas, presença de crostas entre outros. É comum os proprietários logo acharem que o bichinho está com sarna. É natural que um leigo se confunda, mas ao mesmo tempo é muito importante saber que na grande maioria das vezes ele não tem sarna e sim uma dermatite causada por outros microrganismos.

Há diversos causadores de problemas de pele e um dos mais preocupantes é o fungo. Além de ele trazer danos para a pele do pet, na maioria dos casos, ele pode ser transmitido para as pessoas. Por isso, o cuidado precisa ser ainda maior. Afinal, ninguém quer os pets e a família doente, não é mesmo?



Como saber se meu cão está com fungo?

Para saber se ele tem fungos na pele que estão causando o problema, ele precisará ser examinado por um médico veterinário. Embora as lesões fúngicas tenham características que podem ser suficientes para o profissional chegar ao diagnóstico, muitas vezes, apenas o exame visual e clínico não são suficientes. Nesse caso, será feita coleta para encaminhar para um laboratório e descobrir qual é o causador, se é fungo ou não e se ele está associado ou não a uma bactéria.



Consigo perceber se meu animal está com fungo?

O pet com fungo causador de dermatite tem queda de pelo, na maioria das vezes forma-se um círculo sem pelo na pelo do cão, mas isso não é uma regra. A pele fica vermelha e em alguns casos, umas caspinhas podem ser vistas na região afetada.

A evolução da doença é rápida e a área sem pelo cresce e se espalha pelo corpo do bichinho com rapidez. Alguns cães ficam com a pele um pouco mais grossa e muitos têm coceira intensa.



Quais são os fungos que podem atingir meu pet?

São vários! O mais comum é um de nome Malassezia SP. Ele causa queda de pelo, muita coceira, hiperpigmentação na pele e vermelhidão. Quase sempre esse fungo vem acompanhado de uma bactéria ou de uma reação alérgica.

Outros que costumam prejudicar a pele dos pets também é o Microsporum sp e Trichophyton spp. Ambos são muito frequentes e para saber ao certo qual fungo ataca o cão é necessário um exame de cultura fúngica. O médico veterinário coleta a amostra da lesão e encaminha para um laboratório. O resultado demora alguns dias para ficar pronto, porque é necessário esperar o fungo crescer no laboratório para depois identificá-lo.

Caso realmente seja fungo, há cura?


Sim, há cura, porém o tratamento é longo e o proprietário precisará segui-lo a risca. O veterinário pode tanto indicar uma pomada ou spray local quanto um comprimido para tomar. Isso vai variar muito de acordo com o fungo encontrado, com o tamanho da lesão e com a idade do animal.

Se além do antifúngico o profissional receitar um antibiótico, não se assuste. Isso ocorre com frequência porque em grande parte das vezes o fungo vem acompanhado de bactérias e há a necessidade de tratar os dois juntos. Com cuidado e atenção. Logo ele ficará bem. 

Por: Filipi S. A.

Fonte:




Quando você adotar um cão...



"Quando você adotar um cão, vai demorar um pouco pra vocês se adaptarem um ao outro e você vai querer agradá-lo comprando mil coisas como brinquedos e cobertores e não vai compreender porquê ele preferiu roubar a sua camiseta velha pra deitar em cima. Mas ele estará tão grato por estar ao seu lado que vai preferir dormir com seu cheiro simplesmente porquê está tão feliz que não quer se separar de você um só segundo. 
E você vai comprar a melhor ração e alimentá-lo em seu novo potinho colorido e mesmo assim ele vai tentar comer sua comida, por instinto de sobrevivência ou simplesmente para te mostrar que a melhor coisa do mundo é dividir uma refeição com seu melhor amigo.

Quando você adotar um cão, você talvez chegue em casa cansado demais para ir passear mas, ele vai rodopiar e te seguir como uma sombra e você dirá a ele: "oh, por favor, hoje não" e ele se pudesse te responderia: "tudo bem, eu estou muito feliz que você voltou, estou te seguindo pra caso você precise de mim..."

Quando você adotar um cão você não deixará que ele suba em seu sofá novo, mas ele te olhará com seu olhar pidão e você irá se render. Então vocês irão assistir televisão juntos e ele recostará a cabeça em seu colo e dormirá. Seu sofá estará cheio de pêlos e você vai ficar constrangido com as visitas. Depois de algum tempo você já não se incomodará tanto com isso e com os anos, você o ajudará a subir no sofá pois suas Patinhas estarão fracas demais para subir... 

Quando você adotar um cachorro e finalmente ele já não mais rodopiar ao seu retorno e tão pouco roubar sua comida porquê seus dentes já não conseguem mastigá-la ou quando ele apenas conseguir abanar o rabo pra dizer que te ama, quando finalmente a única coisa que você encontrar dele em sua casa forem os pêlos no sofá, você irá compreender que sua vida foi eternamente abençoada por seu ato de amor e caridade. 

Quando você adotar um cão você saberá que a gratidão contida em seu olhar será um acalanto para seus dias difíceis. 

Quando você adotar um cão você entenderá que não está salvando uma vida, está salvando a si mesmo. 

E quando enfim estiver só novamente... Você irá adotar outro cão e lá do céu, seu velho amigo dirá sorrindo : "parabéns! Você aprendeu! Eu vou te amar através do meu companheiro, fique bem meu amigo, fique bem..."
(de Wandra Scholze)

Fonte:


Cientistas querem desenvolver bebida que substitui exercícios - Será a vitória do sedentarismo?

A ideia é produzir uma droga a partir das substâncias geradas no corpo depois de atividade física.

bebida exercicios

Pesquisadores tentam criar droga que estimule o corpo a fazer trocas moleculares que acontecem durante exercícios físicos

Cientistas da Universidade de Sidney conseguiram, pela primeira vez, registrar mais de mil trocas moleculares que acontecem no corpo humano durante atividades físicas. Isso abre precedentes para que se desenvolva uma droga - ou algum alimento artificial - que simule essas mudanças sem que a pessoa precise levantar do sofá.

A pesquisa analisou os músculos de voluntários sedentários depois de 10 minutos de exercícios intenso e percebeu que movimentar o corpo dispara uma cadeia de reações antes desconhecidas - boa parte delas em funções que controlam o metabolismo energético e a sensibilidade para a insulina. "Com a descoberta, provamos que qualquer droga que tente simular exercícios vai ter de alterar múltiplas moléculas ao mesmo tempo - talvez até alterar combinações de moléculas que trabalham juntas. Acreditamos que essa seja a chave dos benefícios da atividade física", disse David James, o responsável pela pesquisa.

Mas, se você já estava ligando para a academia e cancelando a sua assinatura, espere um pouco. A ideia de recriar os efeitos da atividade física por meio de uma droga artificial não é voltada para os sedentários - mas para quem não pode se movimentar. A bebida será voltada para idosos, doentes, pessoas com deficiência ou problemas respiratórios, que não podem praticar exercícios normalmente. Ou seja, você não vai escapar de suar a camisa tão cedo.

Fonte:


Prêmio Nobel - Cientistas do Japão, da China e da Irlanda "descobrem novos meios" de combater oncocercose, elefantíase e malária


O prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2015 foi concedido aos cientistas William C. Campbell, irlandês, e Satoshi Omura, japonês, por criarem novas terapias para combater doenças causadas por vermes nematódeos e para YouYou Tu, chinesa, por desenvolver uma nova terapia contra malária.
Os dois primeiros vencedores dividirão metade dos 8 milhões de coroas suecas do prêmio (US$ 963 mil), enquanto Tu ficará com a outra metade.
Campbell e Omura descobriram uma nova droga, avermectina, que reduziu radicalmente a incidência de oncocercose (a "cegueira dos rios") causada pelo verme Onchocerca volvulus, e pela filaríase linfática, infecção por trás da elefantíase, causada por vermes do gênero Filarioidea.

Já Tu descobriu a artemisina, droga que combate os plasmódios, parasitas causadores da malária. A droga reduziu significativamente as taxas de mortalidade entre pacientes com malária.

"As duas descobertas forneceram à humanidade poderosos novos meios de combater essas doenças debilitantes, que afetam milhões de pessoas anualmente", disse o comitê do Nobel. "As consequências em termos de melhoras à saúde humana e à redução do sofrimento são imensuráveis."
Campbell, nascido em 1930, é hoje pesquisador emérito da Universidade Drew, de Nova Jérsei (EUA), e Omura, nascido em 1935, é professor emérito da Universidade Kitasato, de Tóquio.

Tu, nascida em 1930, formou-se em farmacologia na Universidade Médica de Pequim e hoje é professora-chefe da Academia de Medicina Tradicional Chinesa.

"Essas duas descobertas forneceram à humanidade novos e poderosos meios de combater essas doenças debilitantes que afetam milhões de pessoas anualmente", afirmou o comitê do Nobel em comunicado à imprensa. "As consequências em termos de melhora da saúde humana e redução do sofrimento são imensuráveis."




Medicamento bacteriano
O papel de Omura na descoberta da avermectina se deu a partir da expertise que o cientista tinha em cultivar bactérias do solo. Ao criar milhares de culturas do gênero Streptomyces, ele conseguiu identificar várias delas que produziam substâncias tóxicas para outros organismos.
Em entrevista à rede de TV japonesa NHK, Omura descreveu sua linha de pesquisa como um "trabalho tedioso" e disse que não esperava receber o Nobel.
"Aprendi tanto com os microorganismos e dependi deles, então eu preferira dar o prêmio a eles", afirmou. "Essa é uma área de pesquisa meio humilde, mas microorganismos são extremamente importantes para os humanos. Eles podem ser nossos parceiros. Espero que a área ganhe mais atenção em razão do prêmio, de forma que possa contribuir mais com os seres humanos."
Campbell, que deu continuidade ao trabalho de Omura, adquiriu as culturas de bactéria para avaliar sua eficácia. Uma das espécies encontradas, a S. avermitilis, era aquela que produzia a avermectina, capaz de combater diversos parasitas de animais. Mas tarde, a substância foi quimicamente modificada para criação da ivermectina, versão mais eficaz do medicamento, que passou por testes em humanos e se mostrou capaz de matar larvas dos vermes patógenos

Investigação vegetal

Enquanto Cambell e Omura se voltaram às bactérias para encontrar um medicamento contra os vermes, Tu estudava compostos derivados de plantas que pudessem atacar os plasmódios causadores da malária.
Na época, já se sabia que a erva Artemisia annua às vezes era eficaz contra o parasita, mas os resultados eram inconsistentes e não se sabia bem por quê. A cientista chinesa foi quem conseguiu isolar a artemisina, o princípio ativo da planta, e demonstrar sua eficácia em animais e humanos na década de 1960.

Fonte:
Curso Pré-Universitário

Um mês para lembrarmos a importância da conscientização e prevenção ao câncer de mama




A campanha “Outubro Rosa” é um movimento muito importante que alerta mulheres e homens de todo o mundo sobre a importância da conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Segundo o Ministério da Saúde, esta modalidade de câncer é hoje a doença que mais causa mortes entre mulheres no Brasil. Existem diversos fatores relacionados ao aparecimento do tumor, entre eles estão o excesso de peso, a falta de exercícios físicos, problemas hormonais, o envelhecimento, o consumo de álcool e histórico familiar de câncer.

Este tipo de câncer, além de levar à morte, afeta diretamente o psicológico, a autoestima, a imagem e a sexualidade das mulheres. Porém, quando diagnosticado em sua fase inicial, a chance de cura é bastante alta. O quanto antes descoberto e tratado, maiores as chances do tratamento ser efetivo. Daí a importância, cada vez maior, da prevenção.



De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, as duas maneiras mais eficazes para a descoberta precoce da doença são o autoexame e a mamografia. Por isso, é fundamental que as mulheres visitem um mastologista e façam o exame das mamas regularmente.

A maior parte das mulheres deve iniciar a mamografia após os 40 anos e, para aquelas com histórico de câncer de mama na família, o ideal é realizar o exame 10 anos antes do caso ocorrido. Mas, é importante lembrar que todas as mulheres, com vida sexual já ativa, podem e devem fazer o exame regularmente também. O quanto antes se prevenirem, maiores são as chances de cura.

Cuidados com o seu gato - Dentição

No gato, os dentes de leite começam a nascer por volta de duas semanas de idade.

No gato, os dentes de leite começam a nascer por volta de duas semanas de idade e com trinta dias todos já romperam a gengiva, menos o pré-molar, que nascerá apenas aos quarenta e cinco dias de idade. Os dentes permanentes nascem mais ou menos aos cinco meses de idade.

Juntamente com o seu desenvolvimento, o gato pode adquirir alguns problemas dentários, como a placa bacteriana e a cárie. A placa bacteriana é formada pelo acúmulo de restos alimentares nos dentes, levando a uma periodontite e possível perda de dentes. Esse acúmulo começa inicialmente na parte externa dos dentes superiores, em que as gengivas ficam avermelhadas e doloridas.

A limpeza dos dentes deve ser realizada pelo veterinário, necessitando de anestesia. Para evitar dor/incômodo para o seu gato, você deve cuidar bem dos dentes dele escovando-os.

Contudo, escovar os dentes de um gato não é tarefa fácil. Ele deve estar com um colar, que pode ser feito com uma toalha de rosto enrolada. Deve-se utilizar uma escova de cabeça bem pequena e pasta de dentes própria para a espécie, procurando realizar esse procedimento uma vez por semana.

As cáries dificultam a alimentação, deixando o animal debilitado, podendo levar a uma infecção sistêmica (aquela que pode afetar vários órgãos). A infecção de um dente pode também atingir as cavidades nasais e de lá atingir os pulmões, sendo um longo e difícil tratamento.

Além da placa bacteriana e das cáries, o gato também pode apresentar mal hálito, e dentre as principais causas deste podemos citar:

• Troca de dentes por volta dos seis meses de idade, devido a uma possível inflamação da gengiva;

• Alimentos úmidos e macios formam mais placa bacteriana;

• Abscesso na gengiva, que pode ser advindo de uma cárie. Precisa ser drenado e o dente removido.

Fonte: