terça-feira, 6 de outubro de 2015

Seu pet está comendo grama? Ele pode estar doente ou com desconforto abdominal. Confira!






Indigestão, queimação gástrica, cólica, entre alguns outros tipos de desconforto abdominal podem levar, sim, cachorros e gatos a ingerir grama.

Isso porque ela é composta basicamente por fibra, que acelera o trânsito intestinal. Então, não se preocupe caso o seu mascote “paste” de vez em quando! Contudo, é importante não deixar que ele faça isso em praças e outros locais públicos. 

Esses lugares costumam ter agrotóxicos e uma carga parasitária alta, já que são muito frequentados por outros bichos.

Esse hábito saudável é da natureza deles há milhares de anos. Antigamente os animais sabiam quais plantas eram melhores para ajudar a tratar seu mal-estar. Inclusive, foi observando-os que o homem começou a fazer uso das plantas para fi ns medicinais.

No entanto, não é indicado deixar qualquer planta à disposição dos pets, porque, com a domesticação, eles foram perdendo esse instinto seletivo. É preciso tomar cuidado especialmente com os pets filhotes, pois eles costumam comer tudo pela frente e, em geral, as plantas ornamentais são tóxicas, aponta. 

CUIDADO EM DOBRO
Se for cultivar plantas em casa, mesmo que seja em pequenos vasos, certifique-se de que elas não farão mal ao seu bicho. Algumassão proibidas para os cachorros e outras para os gatos, como samambaia, lírio, tulipa, orquídea, cebolinha e copo-de-leite. No caso dos felinos, uma boa alternativa é o cultivo de catnip, a erva do gato, que os acalma. A hortelã é outra boa opção para os pets e serve para repelir formigas da ração.

Fonte:

Evento consolida iniciativas para soluções de negócios, desenvolvimento e valorização profissional



A Pet South America, principal vitrine de tendências, tecnologia e inovação em produtos e serviços para o setor pet e veterinário, apresenta novidades em sua 14ª edição. Será promovida a Arena do Conhecimento e Inovação, um espaço desenvolvido para promover conteúdo voltado ao empreendedorismo, tendências de mercado, regularização setorial, valorização e atualização profissional.

Essa novidade reúne tendências e soluções para Médicos Veterinários, Zootecnistas, Proprietários de Pet Shop, Groomers e Empresários do setor. “Atentos ao momento dinâmico do mercado e às expectativas dos diferentes públicos que visitam a feira, começamos em 2013 uma série de iniciativas para reforçar a posição da Pet South America como uma plataforma de negócios e soluções do setor pet e veterinário do Brasil e América Latina,” comenta Ligia Amorim, diretora geral da NürnbergMesse Brasil, organizadora da Pet South America.

Uma pesquisa realizada pela Comac/Sindan, em 2014, revelou que 98% dos profissionais pesquisados, atuantes no setor de Medicina Veterinária, buscam incrementar seus conhecimentos sobre conceitos de administração e marketing para a gestão de seu negócio. Desses, 44,5% expressaram a dificuldade em lidar com aspectos administrativos do seu negócio. “A Arena do Conhecimento e Inovação chega a Pet South America para se consolidar como uma experiência de comunicação e relacionamento voltada à valorização, oferecendo discussões multidisciplinares que promovem a atualização profissional e o desenvolvimento do mercado”, completa Ligia.

Em 2013 foi lançado pelo CRMV-SP, em parceria com a Pet South America, o projeto Informa, Forma e Transforma. Um projeto que investe na valorização e desenvolvimento profissional do Médico Veterinário e Zootecnista. No ano seguinte, com o mesmo conceito de desenvolvimento, o evento lançou o Guia de Boas Práticas em Bem-Estar Animal, em parceria com o CRMV-SP e com o apoio da World Animal Protection (WAP). Iniciativas que confirmam a Pet South America como um ambiente ideal para reflexões, atualizações e troca de experiências sobre comportamento e bem-estar animal.

Esse conceito é complementado com o Congresso Paulista das Especialidades, organizado pela Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV) onde será apresentada uma grade composta por mais de 20 especialidades e 40 palestrantes confirmados, que abordarão temas da atualidade como: Anestesiologia; Cardiologia; Neurologia; Nefro e Urologia; Oftalmologia, entre outros. Em 2014, o Congresso reuniu mais de 1500 participantes.

“Mais do que uma feira de negócios, a equipe da NürnbergMesse Brasil se preocupa em proporcionar uma completa plataforma de negócios, conteúdo e soluções para o setor, que traduzem a sua missão de criar experiências, conectar pessoas e compartilhar conhecimento”, conclui Ligia.

A 14ª edição da Pet South America acontece entre os dias 27 e 29 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

14ª edição da Pet South America

Data: de 27 a 29 de outubro de 2015

Horário: 13h às 21h

Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo – Pavilhão Vermelho.

Congresso receberá renomados especialistas nacionais e internacionais abordando temas atuais e inéditos




A Pet South America, principal plataforma de negócios e soluções do setor pet e veterinário do Brasil e América Latina, receberá nesta 14ª edição o Congresso Paulista das Especialidades, que ocorrerá entre os dias 27 e 29 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Organizado pela Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), o congresso que apresenta um conteúdo altamente qualificado sobre diversas especialidades que hoje integram a medicina veterinária, terá como patrona a Prof. Dra. Mitika Kuribayashi Hagiwara, conceituada profissional com longa experiência na Clínica de Pequenos Animais (Cães e Gatos) principalmente em relação a Imunologia e Hematologia nessas espécies. Atualmente é Professora Sênior da USP e pesquisadora Responsável pelo Grupo de Pesquisa em Patologia Clínica Veterinária (FMVZ-USP).

Com uma grade composta por mais de 20 especialidades, o Congresso Paulista das Especialidades contará com aproximadamente 120 renomados palestrantes, que participarão dos três dias de palestras no congresso. Estão entre os palestrantes: Profa. Dra. Mitika Hagiwara, MV. Luis Fernando de Moraes, Prof. Dr. Márcio Antônio Brunetto, Profa. Dra. Daniela Ramos, Prof. Dr. Kaleizu Rosa, Prof. Dr. Archivaldo Reche Júnior. Entre os palestrantes internacionais destacam-se Dr. André Shih da University Of Florida – College Of Veterinary Medicine, Chen Gilor da The Ohio State University e Shir Gilor da The Ohio State University.

No Congresso Paulista das Especialidades temas como Anestesiologia, Cardiologia, Diagnóstico por Imagem, Endocrinologia e Metabologia, Nefrologia e Urologia, Neurologia, Oncologia, serão abordados. “É com grande satisfação que recebemos o Congresso Paulista das Especialidades nesta 14ª edição da Pet South America. Ele é uma das ferramentas da Pet South America para oferecer ao público um ambiente completo, que traduz a nossa missão de criar experiências, conectar pessoas e compartilhar conhecimento,” comenta Ligia Amorim, diretora geral da NürnbergMesse Brasil, organizadora da Pet South America.

A Pet South America também receberá atividades paralelas composta por palestras que abordam importantes temas, paralelamente ao Congresso Paulista das Especialidades. O ‘II Encontro de Terapeutas do Comportamento Animal’ integrará disciplinas e abordará discussões sobre terapia comportamental dos animais. Pela primeira vez no evento, o ‘Ciência de Animais de Laboratório’ apresentará temas como analgesia e anestesia, responsabilidade técnica em biotérios e o ensino da Ciência de Animais de Laboratório. Na sala de ‘Animais Aquáticos’, especialistas abordarão temas para promover a capacitação de veterinários envolvidos com a fauna marinha.

14ª edição da Pet South America

Data: 27 a 29 de outubro de 2015 Horário: 13h às 21h Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo – Pavilhão Vermelho.

XXII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária está com inscrições abertas




De 16 a 18 de novembro, médicos veterinários, coordenadores de curso, professores e estudantes estarão reunidos em Brasília (DF) no XXII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, evento organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Nesta edição do evento, o tema principal será “A avaliação e a gestão na educação brasileira”. As inscrições estão abertas até o dia 5 de novembro e podem ser feitas gratuitamente em www.cfmv.gov.br/inscricoes.

O objetivo do Seminário é promover um alinhamento de informações e trocas de experiências entre os coordenadores de cursos e representantes de Instituições de Ensino (IEs) por meio de debates sobre as avaliações de cursos, avaliações dos docentes e a acreditação dos cursos de Medicina Veterinária no Brasil.

O tema do evento foi escolhido após a percepção de que ainda há poucas Instituições de Ensino que utilizam a avaliação. Além disso, foram constatadas dificuldades por parte dos gestores em relação ao uso dos resultados das avaliações para melhorar a gestão das IEs.

Com base nisso, o XXII Seminário pretende contribuir para a promoção de discussões que busquem a socialização das diferentes perspectivas de avaliação; a adoção de melhores práticas de avaliação pelos coordenadores e professores; a revisão das avaliações tendo como base a visão do aluno, do professor, do gestor e do profissional; e ainda a realização de avaliações com ênfase na formação profissional e do acadêmico.

O presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV, Antonio Felipe Wouk, acredita que é fundamental que projetos e processos sejam avaliados continuamente para correção dos percursos e verificação de sua qualidade. “Avaliar o capital humano envolvido no curso, gestores, docentes e estudantes é imprescindível, assim como a instituição e a infraestrutura disponível”, diz.

Wouk também pensa que é preciso partir da reflexão para ação, tanto da avaliação, quanto da acreditação. “Se de fato almejamos caminhar em direção de uma crescente qualidade do ensino médico veterinário no país e na América latina, temos de partir para ações bem coordenadas de avaliação de cursos de Medicina Veterinária”, finaliza Wouk.

Fonte: 

Durante Outubro Rosa, lembre a importância da prevenção do câncer de mama em animais



No mês da campanha do Outubro Rosa, as atenções estão voltadas para o câncer de mama em humanos. Mas o que muitos não sabem é que a incidência da doença pode ser igualmente alta em cães e gatos, principalmente nas fêmeas. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) ressalta que a prevenção da doença é fundamental, e deve ser feita por meio da castração precoce, além da observação constante de seu animal e consultas frequentes ao médico veterinário.

O câncer é uma doença que atinge, principalmente, animais de estimação e pode ser desenvolvida por alguns fatores, como a idade avançada, a exposição à poluição, entre outros. Normalmente, a doença atinge animais mais velhos e que não foram castrados ou que foram castrados após diversos cios.

A castração precoce é a forma mais indicada de prevenir a proliferação de tumores mamários, e deve ser feita preferencialmente antes do primeiro cio das fêmeas. Deixar o animal cruzar ou ter uma ou mais gestações, ao contrário do que muitos pensam, não previne o câncer de mama. A importância dos exames também é fundamental. Uma dica é sempre apalpar a barriga de seu animal e observar as mamas. Caso note qualquer alteração ou nódulo, vá imediatamente a um médico veterinário.

Quanto mais cedo for detectado o problema, maiores serão as chances de cura. “A prevenção e o controle do câncer de mama são fundamentais, pois muitas vezes só vemos o paciente quando ele já está doente”, afirma o secretário-geral do CFMV e médico veterinário, Marcello Roza.

Atualmente já existem vários tipos de tratamento contra a doença. Caso o animal seja identificado com o câncer, o mais indicado é a cirurgia para extração dos tumores ou das mamas. Em casos mais extremos, além da cirurgia, pode ser feita a quimioterapia antineoplásica.

Campanha para os animais
A Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV) e a Associação Brasileira de Onocologia Veterinária irão promover, pelo segundo ano, a Campanha Nacional de Prevenção contra o Câncer de Mama em Animais. Diversas cidades do país irão participar. Confira a programação no site.

O que é o Outubro Rosa
O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 90,com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e divulgar informações. No Brasil, várias órgãos e instituições aderiram ao movimento e realizam ações anuais ligadas ao Outubro Rosa. Diversos monumentos em cidades de todo o mundo também são iluminados com a cor rosa para lembrar a data.

Fonte: