sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Porque dizem que agosto é o mês do cachorro-louco? Confira esta e outras crendices sobre o mês de agosto


Não está com a vacinação do pet em dia? Entenda porque esse é o momento certo para vacinar o cachorro ou o gato.
  • Vacinar é importante sim – igual a nós humanos, cães e gatos também devem receber cuidados especiais com a saúde. Vacinar o pet ajuda a não só mantê-lo protegido, mas também a evitar a disseminação de doenças, beneficiando toda a população de cães, gatos e até mesmo humanos.
  • Mês do Cachorro Louco – agosto é o período em que as cadelas mais entram no cio, deixando machos eufóricos e também mais briguentos – por isso é conhecido com esse nome. Tal comportamento faz com que o vírus da raiva se propague com mais facilidade.
  • Essa luta feroz entre os machos em busca da fêmea faz com que a raiva, doença transmitida pela saliva bicho, se espalhe mais. Os animais que estão infectados pela raiva babam muito e ficam com aparência de “loucos”, daí a expressão “Cachorro Louco”.
  • E quando as cadelas estão no período fértil, os cachorros ficam loucos (mesmo!) e brigam para conquistar a fêmea.
  •  A doença é de difícil cura e a vacina antirrábica tem validade de um ano. 
  • Quando foi a última vez que o seu pet recebeu o reforço?


DICAS PARA A HORA DA VACINAÇÃO DO PET 

Agora que você já sabe quando vacinar o seu pet, nós separamos algumas dicas para este momento.
  • É importante que o bichinho se sinta seguro e tenha alguém que o conheça por perto.
  • Levar o pet na guia pode facilitar na hora de segurá-lo para a aplicação.
  • Se o pet é daqueles que podem apresentar comportamento agressivo, o uso de focinheira é fundamental.
  • Sem choro: vacinar também é amar e por mais que os animais sintam dor ao receber a “picadinha”, essa é a única forma de proteger o seu melhor amigo de doenças infecciosas

Outras crendices sobre o  mês de Agosto

Existem diversas crenças e também variados acontecimentos históricos que podem nos levar a diferentes explicações. Por exemplo, a Primeira Guerra Mundial começou no dia 1º de agosto de 1914 e as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atacadas pelos norte-americanos com bombas atômicas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o que resultou na morte de mais de 200 mil pessoas no fim da 2ª Guerra Mundial. Sem falar que em 2 de agosto de 1934 Adolf Hitler se torna o führer (Líder ou Chefe de Estado) da Alemanha.

Há quem diga ainda que o mês de agosto é dotado de muita energia negativa, e por isso é o mês do desgosto e do azar. Um mês carregado de superstição e magia. Podemos lembrar mais alguns fatos históricos que podem comprovar essa crendice, como o suicídio cometido por Getúlio Vargas no dia 24 de agosto de 1954, a construção do Muro de Berlim, que dividiu a Alemanhaem duas partes, começou no dia 13 de agosto de 1961, no dia 12 de agosto de 1968 os católicos e protestantes da Irlanda do Norte começaram a se matar, mas “tudo em nome de Deus” e também a morte de Juscelino Kubitscheck em um acidente de carro no dia 22 de agosto de 1976.

Além dessas curiosidades negativas, existem outras interessantes e bem bacanas de se saber. O nome do mês, agosto (do latim, Augustus), foi uma homenagem que o imperador César Augusto fez a si mesmo, modesto ele, não?
Enquanto no mês de agosto as mulheres portuguesas evitavam se casar porque essa era a época em que os navios de expedição saíam para explorar novas terras, e junto com eles os maridos das moças, na Alemanha ele é considerado o mês das noivas!

Para finalizar, uma superstição meio nojenta dos nossos “hermanos” argentinos. Na Argentinaexiste uma crendice popular que diz que lavar a cabeça no mês de agosto não é aconselhável, e a pessoa que lava os cabelos durante mês está atraindo a morte!