E se o problema estiver quase dentro de casa? Donos de cães que vivem em sítios ou locais com vegetação densa devem ter atenção redobrada em relação às pulgas e verminoses, pois as pulgas são transmissoras de vermes! Existem diversas alternativas para tentar minimizar esse problema, tendo em vista que nessas situações é muito difícil controlar o problema no ambiente.
(Imagem: Shutterstock)
A aplicação em intervalos regulares de repelentes de pulgas no seu cão ou gato, como os medicamentos pour on ou sprays que existem no mercado podem funcionar bem. Pergunte ao seu veterinário qual é o mais indicado para o seu pet.
Coleiras antipulgas são recomendáveis caso o seu cão viva em um ambiente assim. As coleiras impregnadas (como a Scalibor) são eficientes para o controle de pulgas, carrapatos e ainda têm efeito repelente ao vetor da Leishmaniose Visceral Canina.
Outra opção são comprimidos que, administrados via oral aos cães e gatos, têm o efeito de evitar o ciclo de reprodução das pulgas (Program ou Capstar). Procure o seu veterinário para saber qual a dose correta e os intervalos que variam conforme o porte do cão.
Infestação por pulgas no ambiente, o que fazer?
Nas épocas mais quentes do ano, as pulgas podem reproduzir em uma velocidade espantosa!
(Imagem: Shutterstock)
A higiene é fundamental para não deixar as pulgas propagarem: além dos banhos no pet, tapetes e panos a que os animais tenham contato devem ser lavados com frequência. Mesmo em apartamento, a infestação por pulgas pode ocorrer. Mas como? Os ovos das pulgas podem vir junto com seu pet após um passeio.
Somente varrer a casa ou quintal pode só espalhar mais ainda os ovos e larvas de pulgas.Recomenda-se o uso de aspirador de pó na limpeza, principalmente em cantinhos e tapetes.
Recomenda-se também a aplicação de repelentes antipulgas e outros parasitos no ambiente. Existem sprays e outros produtos antipulgas com essa finalidade nos pet shops. Muitos desses produtos são à base de deltametrina ou amitraz e são muito eficazes contra a infestação de pulgas no ambiente.
Os nomes comerciais mais comuns desses produtos são o Butox (deltametrina) ouTriatox (amitraz), mas você pode encontrar, nos pet shops e lojas especializadas em produtos para animais, diversas outras marcas com ótimo custo-benefício.
Esses produtos só devem ser utilizados no ambiente, nunca no cão ou gato, pois podem provocar intoxicações severas. Devem ser diluídos em água na proporção indicada pelo fabricante. Pode-se borrifar com ajuda de um pulverizador nos locais críticos: vale próximo a portas, cantinhos do quintal e área de serviço.
Em locais de difícil controle, como casas com quintais muito grandes, e locais com mato, o que se pode fazer é a aplicação de produtos antipulgas onde for possível o acesso: áreas com piso, cantos e em volta de portas e janelas. A intenção desse procedimento é produzir um efeito repelente.
(Larvas de pulgas
Imagem: Shutterstock)
Observe os cuidados necessários como o uso deluvas e não deixe seu pet ou crianças terem acesso ao local durante a aplicação. Canis e casinhas dos cães devem ser sempre limpos e, em caso de infestações, podem ser borrifados com essas soluções. Depois da aplicação, recomenda-se aguardar algumas horas antes de usar o ambiente.
Vale alternar os produtos e repetir a aplicação caso a infestação não reduza: algumas pulgas adquirem resistência a determinados tipos de antipulgas.
No entanto, comparando com o controle da dengue, não adianta você manter o seu ambiente limpo se o vizinho mantém o quintal sujo e com mato alto. O controle ambiental das pulgas deve ser um resultado de esforço coletivo. Evite deixar areia em volta de sua casa e mantenha sempre a grama aparada. Controlar a presença de ratos e outros roedores também é importante para evitar as pulgas.
A dedetização profissional de sua casa e dos locais aonde o pet costuma ficar mais tempo tem resultados muito bons para evitar a infestação por pulgas, pois terá um efeito repelente e preventivo.
Na dúvida, procure um veterinário para orientar a respeito do melhor procedimento e não deixe as pulgas invadirem a sua casa!
Fonte: