domingo, 23 de agosto de 2015

Terapia com cães ajuda no tratamento de obesos, idosos e crianças autistas


Um projeto de uma universidade multidisciplinar em Maceió vem mostrando queos cães, além de melhores amigos do homem, pode ajudar muito como forma de terapia, ajudando no tratamentos de obesos, idosos e crianças autistas.

Criado em 2011 pela zoóloga com especialidade em treinamento físico, Maja Kraguljac, o projeto Focinhos Terapeutas envolve estudantes dos cursos de educação física, medicina veterinária, fisioterapia, psicologia, nutrição, entre outros da área de saúde de uma faculdade particular do Alagoas.

“A ideia surgiu quando eu ainda morava em Belo Horizonte, e minha mãe desenvolveu um quadro de depressão. Notei que quando compramos um cachorro ela começou a apresentar alguma melhora. Então pesquisei sobre os benefícios que os animais podem trazer a pessoas com alguns tipos de doenças, mas não fui além disso na época”, contou Maja.

A mãe de Heitor uma das crianças assistidas, a psicopedagoga Silvia de Souza e a mãe de Felipe, outra das crianças, a servidora pública Márcia Vitorino, afirmaram notar leves mudanças no comportamento desde o início do treinamento.

“Felipe tinha muito medo de animais, principalmente de cachorro. Notei que agora esse medo diminuiu, ele fica menos estressado”, contou Márcia. “Essa interação também é ótima para a parte pedagógica, é um estímulo a mais”, afirmou Silvia.

Fonte:


Bovinos: Falta de casqueamento pode prejudicar a produção pecuária


Os cuidados com os cascos dos bovinos são essências, tanto na pecuária leiteira como na de corte, tendo em vista que, os animais podem ser acometidos por doenças causando grandes prejuízos à produção. Animais que vivem em condições inadequadas de manejo e sanidade, ficam expostos às bactérias nocivas que causam danos ao casco, instalações que não são limpas adequadamente em que há acúmulo de fezes e urina estão propícias ao desenvolvimento dessas bactérias.

As deformações ocorrentes devido ao manejo inadequado ou à falta de higiene causam deformidades nos cascos dos animais, fazendo com que o peso fique mal distribuído entre as unhas e entre partes próprias da unha, o que leva a ocorrência de lesões como: dermatites que pode ser interdigital ou digital; laminites agudas ou crônicas; erosão da úngula; úlcera de sola; fissuras longitudinais e horizontais.

O casqueamento preventivo é realizado objetivando restabelecer a distribuição de peso nas unhas e entre elas, identificando e removendo lesões ainda no estágio inicial, para que não haja o desenvolvimento de uma possível claudicação.

A prevenção de doenças decorrentes do manejo inadequado deve ser feito com a limpeza diária das instalações, os animais também necessitam de espaços maiores para se movimentarem evitando o acúmulo de substâncias vasoativas que seriam bombeadas do casco no processo de locomoção.Também é preciso que seja oferecido aos animais, lugares confortáveis para o descanso, pois animais que ficam muito tempo em pé sobre o piso duro há a possibilidade da liberação de agentes inflamatórios que interferem na formação de qualidade do casco. Se os cuidados necessários forem tomados, o possível desenvolvimento de doenças relacionadas ao casco poderá ser evitada, e assim a sanidade e consequentemente a lucratividade do rebanho estarão garantidas.

Fonte:
Shop Veterinário

A importância da vermifugação em pets - Cuidados devem ser tomados a fim de evitar danos ao animal

Vermifugação: Cuidados devem ser tomados a fim de evitar danos ao animal

Quando se trata dos nossos bichinhos de estimação, todos os cuidados devem ser tomados a fim de garantir-lhe uma vida saudável. Assim, os cuidados com a vermifugação devem seguir os prognósticos evitando maiores danos ao animal e ao seu dono. Pois, a maioria dos parasitas que agridem os animais são zoonóticos causando enfermidades também aos seres humanos, por isso é importantíssimo sempre vermifugaros cães.

Na vermifugação dos filhotes a primeira dose deve acontecer aos 15 dias de vida, reforçando a dose após 15 dias depois da primeira aplicação. Posteriormente a primeira e segunda dose a vermifugação deverá ser mensal, até o sexto mês de vida. Já em animais adultos, a vermifugação deve ser feita de 4 em 4 meses.

Em caso de animais prenhes a vermifugação deve ser a partir de 45 dias de gestação evitando atrapalhar a formação do feto, e com o nascimento dos filhotes deve acontecer no 14º a 15º dia pós-parto.

Fonte: Equipe Veterinária

Adaptação: 
Shop Veterinário

J C debate sobre a convivência doméstica dos homens com animais



A convivência doméstica dos homens com animais remonta à época das cavernas. Mas com o tempo fomos nos afeiçoando e aprimorando raças e comportamentos.


Mas daí à tratar cães e gatos ou outras espécies como filhos ou membros da família, pode haver algum exagero? Qual o limite da humanização dos animais domésticos? 

Para discutir essa relação temos a psicanalista Silvana Fedeli Prado, criadora da ONG Patas Therapeutas, uma instituição que leva os benefícios da terapia assistida por animais à crianças, idosos e enfermos. 

Também convidamos para debater o tema o doutor Mário Marcondes Dos Santos, médico veterinário e diretor clínico do Hospital Sena Madureira.





Astrologia: O animal de estimação indicado para cada signo do zodíaco




Todo signo do zodíaco tem alguma ligação com a natureza. Às vezes essa ligação pode parecer pequena, mas basta ter um ponto de contato com aquilo que mais o agrada e logo ele cai de amores, seja por um local ou por um animalzinho de estimação. Se você pensa em ter um pet na sua casa mas ainda não se decidiu por qual, veja algumas das opções que podem fazê-lo feliz!

Áries

Os arianos são enérgicos e precisam de um animal de estimação que tenha tanta energia quanto eles. Para acompanhar toda essa disposição, os ferrets - ou furões - podem ser os pets ideais para as pessoas do signo de áries. Eles são valentes e até mesmo inconsequentes, adorando se aventurar pela casa e se tornando uma excelente distração para seus donos, além de serem extremamente carinhosos.

Touro

Os taurinos são muito pacientes e ao mesmo tempo persistentes. Seus objetivos costumam ser alcançados porque eles não desistem de seus sonhos e, por mera questão de afinidade eles podem se dar muito bem com uma tartaruga. O bicho apresenta as mesmas características de seu dono taurino e são de fácil trato.

Gêmeos

As pessoas regidas pelo signo de gêmeos costumam se derreter por qualquer animal de estimação. Aliás, eles poderiam se dar bem cuidando desde insetos até um crocodilo! Entre ovs mais indicados para os geminianos, estão as calopsitas - aves de pequeno porte que conseguem cantar e imitar alguns sons.

Câncer

Cancerianos são pessoas completamente apegadas e muito carinhosas, por isso elas costumam ser excelentes proprietárias de animais, cuidando de cada bicho como se fossem os seus próprios filhos. Por conta de sua paciência e tranquilidade, os peixes são excelentes animais para esse signo. Cuidar de um aquário pode ser uma boa experiência para os cancerianos!

Leão

Já que os leoninos são completamente generosos e bondosos, não há um animal que melhor responda a todo esse afeto do que um companheiro e fiel cachorro. Até mesmo para os dias em que o leonino está mais irritado, um cachorro será a companhia ideal, ajudando a relaxar e encontrar a calma perdida.

Virgem

Virginianos valorizam muito o seu espaço e gostam de mantê-lo em ordem. Por isso, o animal deste signo costuma ser pequeno e deve ter também um espaço limitado. Com essas características, o hamster é o pet ideal para este signo, já que é um animal tranquilo e toda sujeira - que o virginiano não gosta - pode ser facilmente eliminada.

Libra
Um dos signos mais pacíficos do zodíaco, o libriano precisa de um animal que consiga compartilhar deste sentimento de tranquilidade. Ou melhor, um animal que traga para o seu dia a dia toda a paz que ele gostaria de ter. Os pássaros, como o canário, transmitem calma através de seu canto e o libriano adoraria ter um viveiro cheio deles!

Escorpião

Exóticos e atraídos pelo poder, os escorpianos procuram como companhia aqueles que sejam semelhantes a ele. Seu animal também não deve exigir tantos cuidados quanto os demais, pois ele preza pela sua liberdade. A cobra, quando bem instalada, pode trazer tudo o que a pessoa de escorpião procura, unindo excentricidade e uma boa companhia.

Sagitário

Por onde andam, os sagitarianos conquistam o espaço e todas as pessoas. Porém, eles gostam de sair com a mesma facilidade que entraram, e logo já vão rumo ao desconhecido. Os coelhos são animais tão simpáticos quanto as pessoas de sagitário, e ainda trazem o mito de serem portadores da sorte - ideal para as aventuras do sagitariano.

Capricórnio

Os capricornianos costumam ser pessoas mais disciplinadas e extremamente ligadas ao que consideram sua própria moral. Por isso, um periquito seria uma ave altamente recomendada, principalmente se for um casal. O vínculo entre eles mostra a ligação que o capricorniano tem com as pessoas que ele ama, sendo fiel.

Aquário

Os aquarianos são muito altruístas e não vão pensar duas vezes antes de adotar um animal em um abrigo ou ao ver algum anúncio em uma rede social. Para acompanhar a independência que eles possuem, os felinos são sempre a melhor opção. O aquariano irá preparar o ambiente com tudo que seu novo amigo precisar, desde arranhadores para gato até a última moda de bebedouros.

Peixes

Piscianos são pacíficos e prezam pela sua calma e o seu sossego. Por isso, precisam de um pet que goste de viver em ambientes assim. Chinchilas, um dos roedores mais queridos por serem pequenos, peludos e muito sonolentos, são animais ideais para este signo. Porém, é fácil encontrar na casa do pisciano diversos tipos de animais diferentes.