segunda-feira, 25 de maio de 2015

Ortopedia veterinária: os ossos dos animais também precisam da ajudinha de um especialista!


Quem nunca torceu o tornozelo no futebol no final de semana ou caiu do salto enquanto caminhava? Quando se trata de ossos, qual especialista você procura? O ortopedista! Essa especialidade é tão importante para a saúde dos pets quanto para a nossa. "Para quebrar, basta ter ossos!"

Ossos quebrados, acidentes com atropelamentos e tombos: qualquer pet que tenha ossos, pode, sim, machucar-se ou ainda ter algum tipo de problema ósseo com o passar dos anos.

A ortopedia veterinária é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Isso significa que para que um veterinário seja reconhecido como ortopedista ele deve ter realizado uma especialização na área, que demanda um treinamento especifico por no mínimo dois anos.

As cirurgias em ortopedia veterinária são cruciais para resolver condições como as fraturas. A traumatologia, que atende basicamente pacientes atropelados ou que sofreram acidentes, é definitivamente uma das maiores demandas dos ortopedistas veterinários.

Condições que não são resultantes de traumas, como o reparo de ligamentos rompidos, é tarefa do ortopedista também. A intervenção cirúrgica ortopédica pode resolver o problema, eliminando a dor e o incômodo.

Outras condições, como alguns tipos dedegeneração óssea e doenças da coluna veterbral, podem aparecer com o avançar da idade, são frequentes entre os cachorros e gatos e são potenciais motivos a uma consulta com um ortopedista veterinário, que pode procurar uma alternativa para aliviar a dor e trazer condição de bem-estar para o seu bichinho.


Fonte: