sexta-feira, 3 de junho de 2016

No Dia Mundial do Meio Ambiente, CFMV reforça importância da atuação de veterinários e zootecnistas na área ambiental


Há cada vez mais médicos veterinários e zootecnistas preocupados em atuar de forma sustentável, pensando no manejo racional dos recursos e nos benefícios gerados aos animais, ao homem e ao meio ambiente.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) ressalta a importância dos profissionais no trabalho em busca de uma Saúde Única, com baixo impacto ambiental.

Pensando nisso, o CFMV irá promover o I Seminário Nacional sobre o papel do Médico Veterinário e Zootecnista na área ambiental, nos dias 7 e 8 de junho, em Cuiabá (MT).

O evento traz como preocupação a sustentabilidade na produção de alimentos de origem animal e irá promover uma união de saberes em prol do meio ambiente. Serão trabalhados temas que incluem as legislações ambientais vigentes, o impacto das mudanças climáticas nas zoonoses, empregos verdes, o impacto do descarte de resíduos para o meio ambiente e o impacto dos agrotóxicos para a saúde animal.

A preocupação com a capacitação e qualificação dos profissionais interessados na área ambiental também será trabalhada no Seminário, pensando sempre na atuação multiprofissional e integrada.

E defendendo uma atuação unificada no Sistema CFMV/CRMVs, será promovido em seguida, nos dias 9 e 10 de junho, o I Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Meio Ambiente. As comissões estarão reunidas em Cuiabá para trabalhar temas ambientais que impactam a Medicina Veterinária e a Zootecnia, como o uso consciente da água na produção.

A ideia do encontro é gerar convergência e troca de conhecimentos na atuação profissional de cada estado, além de estimular outros Conselhos Regionais de Medicina Veterinária a formarem comissões de meio ambiente.

O CFMV ressalta, com os eventos, a necessidade de fortalecer e expandir o conhecimento de médicos veterinários e zootecnistas sobre as possibilidades de atuação na área ambiental.

Sobre a data
O dia 5 de junho é marcado pelas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia. Foi durante esta conferência que foi aprovado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Assessoria de Comunicação do CFMV

Google lança o Desafio de Impacto Social - Projetos para mudar o Brasil


Pelo segundo ano, o Google.org – braço filantrópico do Google – lança o
 Desafio Google de Impacto Social no Brasil, iniciativa que seleciona projetos de organizações não governamentais e sem fins lucrativos (ONGs), para resolver problemas urgentes nas suas comunidades por meio da tecnologia.
Nesta edição, a empresa irá selecionar 10 ONGS, cada região do Brasil (Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul terá dois representantes, para distribuir R$ 10 milhões.
Tem muita gente fazendo coisas bacanas e pensando em melhorar o Brasil.
Hoje vamos mostrar o Projeto da Aliança da Terra, candidata pela Região Centro-Oeste.
A votação vai até 14 de junho.

CONSULTA PÚBLICA



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) colocou em consulta pública texto que estabelece procedimentos para registro, renovação, alteração, auditoria e cancelamento de registro de produtos de origem animal. Os produtos podem ter sido produzidos em estabelecimentos registrados ou relacionados no Serviço de Inspeção Federal (SIF) e em estabelecimentos estrangeiros habilitados a exportar para o Brasil.
As solicitações de registro, alteração, renovação e cancelamento dos produtos devem ser feitas pelo site do Mapa. Neles devem constar dados que incluam a identificação do produto, sua composição, descrição de fabricação, reprodução de rótulo legível, entre outras informações.

A instrução normativa determina ainda formas de cancelamento do registro e afirma que as informações contidas no registro do produto devem corresponder exatamente aos procedimentos realizados pelo estabelecimento.

Todo registro, renovação, alteração, auditoria e cancelamento deve ser feito pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa.

As sugestões podem ser encaminhadas por qualquer interessado paracnt.dipoa@agricultura.gov.br ou para o endereço da Secretaria de Defesa Agropecuária – Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo A, Sala 414, CEP 70.043-900 - Brasília (DF).

A proposta permanece em consulta pública por 60 dias da data de publicação.

Consulta da Anvisa
A classificação e requisitos gerais para uso do álcool etílico em estabelecimentos de saúde humana ou animal também está em consulta pública pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O regulamento se aplica a produtos com álcool etílico em concentração maior que 68% p/p e menor que 72%.

O documento estabelece que o álcool etílico hidratado e o álcool etílico anidro com finalidade exclusiva para uso em estabelecimentos de assistência à saúde humana ou animal só podem ser comercializados na forma física líquida se tiverem a concentração citada.

A proposta está disponível no site da Anvisa e as sugestões devem ser enviadas por meio de formulário.

Confira as publicações anexas.

Assessoria de Comunicação do CFMV

Documentário investiga animais selvagens que vão parar nas áreas urbanas


Alce nadando na piscina de uma casa, urso que revira a lixeira em bairro residencial, animais selvagens disputando a ração com cães; leopardos que caçam humanos… A zoóloga Lucy Cooke procura explicações, através de um documentário que será exibido quinta-feira, 9 de junho, às 18h50, no Animal Planet.
O documentário O bicho tá solto é divido em quatro grupos: os “fugitivos”, que escaparam durante deslocamentos e estadas em países estrangeiros; os “nativos”, cujas populações avançam sobre as cidades; os “ocupadores”, que se apossam de estruturas humanas e os “invasores alienígenas”, cujas populações causam grande desiquilíbrio em ecossistemas.
Na Ilha de Mann, Reino Unido, wallabys australianos vivem livres despois de uma fuga do zoológico local. Uma espécie de ave comum na Ásia e na África se prolifera na Inglaterra depois de utilizada nas filmagens de um filme e, na capital da Alemanha, os guaxinins originários dos Estados Unidos já foram vistos até dentro do metrô – importados para a indústria de peles, eles escaparam durante a II Guerra Mundial.
Em Nova York, uma espécie de lobo circula pelas ruas movimentadas de Manhattan. No norte da Itália, Lucy encontra cabras de montanha vivendo em uma barragem hidrelétrica. Centenas de cobras pítons gigantescas tomaram conta dos pântanos de Everglades, Flórida e, na Ásia, são consideradas “invasores alienígenas”. Em Nice, França, as vespas asiáticas já mataram 6 pessoas nos últimos anos. O bicho vai pegar
SERVIÇO 
O bicho tá solto (Animals Unexpected)
Estreia: quinta-feira, 9 de junho, às 18h50
Fonte:

3 de Junho - Dia Nacional da Educação Ambiental

Uma ação faz toda a diferença
No dia 03 de junho, se comemora o Dia Nacional da Educação Ambiental, sancionado pela presidente Dilma Rousseff em 14 de maio de 2012.
A educação ambiental é uma disciplina fundamental na formação de cidadãos conscientes e aptos para tomar decisões coletivas que preservem o meio ambiente, ao mesmo tempo, que auxilia no desenvolvimento de uma sociedade sustentável.
A criação da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), em 1973, incentivou os primeiros debates sobre o tema no Brasil. Quatro anos depois, foi implantado o primeiro Projeto de Educação Ambiental em Ceilândia, no Distrito Federal.
educação ambiental
Apenas em 1999, foi sancionada a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9795/1999) pelo Ministério do Meio Ambiente. Com a legislação, o órgão iniciou o ProNEA (Programa Nacional de Educação Ambiental), que assegura a integração da sustentabilidade na educação brasileira.
Atualmente, a educação ambiental se tornou uma das principais ferramentas no combate a práticas maléficas ao meio ambiente e a sociedade.
Fonte: