quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Cães e gatos bem nutridos respondem melhor às vacinas

aliementação cachorro e gato











 Suporte nutricional é a base para o bom desenvolvimento imune
Agosto é mês de vacinação de cães e gatos, graças à tradicional campanha anual de prevenção à raiva em todo o País. Então é também uma boa ocasião para esclarecer que existem fatores que interferem na resposta no animal às vacinas, tais como idade, doenças preexistentes e estado nutricional. Exatamente: animais bem nutridos apresentam uma resposta mais adequada às vacinas de modo geral.
Segundo a médica veterinária da PremieR pet (São Paulo/SP), Keila Regina de Godoy, a atenção com o sistema imunológico de cães e gatos deve ser redobrada nos primeiros meses de vida e na idade madura. Consequentemente, a alimentação ganha uma importância ainda maior nessas fases. “Filhotes com apenas alguns dias de vida possuem um sistema imunológico ainda imaturo, enquanto nos idosos algumas células de defesa tornam-se menos ativas, o que pode deixá-los mais vulneráveis a diversas doenças, além da maior susceptibilidade a infecções”, esclarece.
Além disso, ela explica que qualquer alteração no estado geral do animal, como uma simples virose ou exercício físico intenso, pode gerar queda de imunidade. Os gatos são um bom exemplo, pois são geralmente acometidos por doenças virais que levam à imunodeficiência, como o vírus da imunodeficiência felina (FIV) e o vírus da leucemia felina (FeLV).
“A dieta é a principal responsável pelo fornecimento adequado dos ingredientes que servem de base para o bom desenvolvimento do sistema imune, pela multiplicação das células de defesa e pela formação de outras substâncias importantes para imunidade. E em casos de desnutrição, o primeiro sistema do organismo afetado é justamente o sistema imunológico”, aponta a especialista.
Fica evidente, portanto, a importância de um suporte nutricional adequado durante toda a vida dos animais de estimação. Sem esse cuidado, muitas vezes não é possível atingir o resultado esperado com as vacinações, dada toda a relação entre a nutrição e o sistema imunológico. Um alimento adequado para a faixa etária, o porte, a raça, o nível de atividade física, bem como as condições fisiológicas e corporais é fundamental para garantir a boa imunidade e a saúde geral dos cães e gatos.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
- See more at: http://www.caesegatos.com.br/caes-e-gatos-bem-nutridos-respondem-melhor-as-vacinas/#sthash.6Xjprqdt.dpuf

Clube para cachorros lança plano para hospedagem permanente

Alternativa é opção para cães que perderam suas residências 
campo
Local possui infraestrutura que permite qualidade de vida ao animal (Foto: divulgação)
O Clube de Cãompo, primeiro hotel fazenda exclusivo para cães, realiza agora o Plano de Hospedagem Permanente. A iniciativa foi desenvolvida como alternativa para cães cujo os donos faleceram ou precisaram mudar de cidade ou residência. “Diferentes motivos levam as pessoas a buscarem uma acomodação permanente ou doar os animais. Em casos mais extremos, infelizmente, alguns cães são abandonados. Este plano especial e inédito” afirma o proprietário Macellaro Júnior quanto a uma alternativa para esses problemas.
O hotel conta com 60.000 m² de área com gramados, piscina e chalés individuais, separados para animais de grande ou pequeno porte, inteiramente dedicados aos cães. Idealizado pelo veterinário Aldo Macellaro Júnior, que entendeu que havia uma grande carência em hospedagens especializadas,  o clube tornou-se também uma referência em tratamentos comportamentais.
Serviço
Clube de Cãompo
Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 95 – Itu/SP.
Diária: R$ 70,00
Contato: (11) 4024-6968 (11)2715-1091 (11)99968-4729  30*16918
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Pedindo colo? Cansaço fácil dos cães é um dos sintomas de problemas no coração. Um a cada quatro, com mais de sete anos, tem algum tipo de doença cardíaca



Cães Mature Active da linha Total Equilíbrio (Foto: divulgação)

Recado para ser transmitido do médico veterinário para seus clientes: Um dos primeiros indicativos de que a saúde cardíaca do cão não anda bem é o cansaço fácil. “Se o cachorro pede colo durante um passeio, ao qual estava acostumado, ele pode ser um cardiopata”, atenta o médico veterinário e especialista em doenças cardíacas, Luciano Pereira. De acordo com Pereira, dificuldade para respirar, fadiga excessiva, tosse e rejeição a atividades físicas podem ser sinais de que o coração do cachorro não está conseguindo suprir adequadamente os tecidos, causando insuficiência cardíaca ou outras doenças do coração.

De olho na alimentação. Mudanças no estilo de vida e na alimentação são fundamentais para que um animal cardiopata tenha qualidade de vida junto com o tratamento farmacológico, o cão precisa de alimentos específicos para cardíacos, essa ação conjugada garantirá a ele bem-estar e longevidade.

É sugerido   que os tutores escolham alimentos ricos em taurina e L-carnitina, que auxiliam no funcionamento do músculo cardíaco, e que tenham baixos teores de fósforo e sódio: “Os níveis dessas substancias precisam ser controlados, isso porque o sódio pode gerar acúmulo de líquidos e edemas, e o fósforo em excesso pode gerar a sobrecarga dos rins e até uma doença renal, de tratamento muito mais complexo que uma doença cardíaca”.

Comida caseira não é aconselhada. De acordo com o médico veterinário, é difícil conseguir o perfeito balanceamento e equilíbrio nutricional por meio da comida preparada em casa pelo tutor do animal.

Sintomas:
Dificuldade para respirar;
Alteração da cor da língua;
Rejeição a atividades físicas;
Sono demasiado;
Fadiga;
Sede;
Tosse.

Diagnóstico. O diagnóstico da doença cardíaca é realizado por meio de exames específicos: a bioquímica sérica (exame de sangue) e o ecodoppler cardiograma e deve ser realizado por um médico veterinário, de preferência, especialista em cardiologia.




Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.