Ao encontrar um animal dois pontos devem ser levados em consideração:
1) Ele pode ter sido abandonado. 2) Ele pode estar perdido e o seu dono procurando por ele.
Segundo estudos 70% dos animais das ruas são perdidos e somente 30% abandonados.
O que fazer?
1 – Encontre um lar provisório para este animal. Alguém que possa ficar com ele até a sua adoção ou re-encontro com seu dono. Pode ser um pequeno espaço no quintal ou banheiro.
2 – Castre, vacine e vermifugue o animal. Só assim você estará resolvendo a situação de forma responsável e eficaz. Caso o animal não seja castrado, daqui há no máximo 6 meses ele estará se multiplicando e novas situações de abandono, maus tratos e óbito ocorrerão. Além de ser exigido por lei - para animais que estão para adoção - a castração é uma cirurgia simples que traz qualidade de vida ao animal.
3 – Tente encontrar seu dono, em caso positivo instrua-o a proteger melhor o animal e identificar através de uma placa com seu nome, telefone e RGA ( Registro Geral Animal obtido no Centro de Controle de Zoonozes). Caso não encontre o dono, monte uma campanha com fotos, dados, personalidade e conte brevemente a historia. Faça uma campanha de adoção deste animal com todas as pessoas possíveis, divulgue por e-mail/ sites e mídias sociais. Segue relação de sites para divulgação de adoção e/ou animais perdidos:
4 – Ao encontrar os candidatos, procure conhecer o perfil da pessoa, saber se ela já teve animais? o que aconteceram? se as vacinas estão em dia? Conhecer o espaço onde ela mora, entender bem quais são as intenções da pessoa em relação ao animal, etc. Peça copia dos documentos CPF, RG, Comprovante de residência. Entregue uma copia da Lei 9605/98 Artigo 32 que explica que mau tratar animais é crime. Esta lei esta disponível na internet, ou pegue uma copia conosco. Tire foto, registre, acompanhe. Se possível, faça-a assinar um termo de responsabilidade.
FONTE: