"A garantia da aprendizagem tem estreita relação com o acesso à escola, a permanência nela e a conclusão de cada etapa na idade certa. Então, antes de qualquer aspecto, a universalização da aprendizagem requer que 100% das crianças e dos adolescentes brasileiros estejam matriculados e continuem na escola, aprendendo, o que não acontece atualmente. E isso não depende apenas dos órgãos educacionais, precisa de uma articulação com as políticas públicas em outros setores.
Os indicadores dessa área vêm melhorando gradativamente no Brasil, porém em ritmo lento diante de uma situação de extrema urgência. Um estudo realizado em 27 países identificou que o maior fator de exclusão escolar é o atraso decorrente da não aprendizagem e de sucessivos abandonos.
A qualidade da Educação é essencial para fazer com que nenhuma criança ou nenhum adolescente seja excluído da escola. Um levantamento feito com as redes que obtiveram os maiores avanços no Ideb constatou que elas tinham em comum seis práticas que podem ser inspiradoras na busca pela garantia do direito de aprender: foco na aprendizagem, aulas planejadas pelo professor em conjunto com a equipe pedagógica, acompanhamento individual, avaliação contínua dos estudantes, envolvimento da família e professores capacitados e motivados.
Essas e outras lições não podem ficar limitadas a poucas ilhas de excelência. As escolas que estão atingindo bons resultados precisam compartilhar seus conhecimentos e suas práticas com as que estão com dificuldades. Todas as redes têm o que ensinar e o que aprender."
Maria de Salete Silva é coordenadora de Educação do Unicef
Taxa de distorção idade-série no Brasil
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