O que é Responsabilidade Social:
Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.
O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: o nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos.
A responsabilidade social implica a noção de que uma empresa não tem apenas o objetivo de fazer lucro e além de trazer benefício financeiro às pessoas que trabalham na empresa, também deve contribuir socialmente para o seu meio envolvente. Desta forma, a responsabilidade social muitas vezes envolve medidas que trazem cultura e boas condições para a sociedade.
Existem diversos fatores que originaram o conceito de responsabilidade social, em um contexto da globalização e das mudanças nas indústrias, surgiram novas preocupações e expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investidores em relação as organizações. Os indivíduos e as instituições, como consumidores e investidores, começaram a condenar os danos causados ao ambiente pelas atividades econômicas e também a pressionar as empresas para a observância de requisitos ambientais e exigindo à entidades reguladoras, legislativas e governamentais a produção de quadros legais apropriados e a vigilância da sua aplicação.
Os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60. As primeiras manifestações sobre este tema surgiram em1906, porém essas não receberam apoio, pois foram consideradas de cunho socialista, e foi somente em 1953, nos Estados Unidos, que o tema recebeu atenção e ganhou espaço. Na década de 70, começaram a surgir associações de profissionais interessados em estudar o tema, e somente a partir daí a responsabilidade social deixou de ser uma simples curiosidade e se transformou em um novo campo de estudo.
Responsabilidade Social Corporativa
Existe também a responsabilidade social corporativa, que é o conjunto de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo.
Geralmente, as organizações criam programas sociais, o que acaba gerando benefícios mútuos entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, e da própria população.
Responsabilidade Social Empresarial
Responsabilidade Social Empresarial está intimamente ligada a uma gestão ética e transparente que a organização deve ter com suas partes interessadas, para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. As empresas de hoje em dia têm cada vez mais uma consciência social, o que é traduzido pela responsabilidade social demonstrada.
Responsabilidade Social e Ambiental
A responsabilidade social está intimamente relacionada com práticas de preservação do meio ambiente. Assim, uma empresa responsável a nível social deve ser conhecida pela criação de políticas responsáveis a nível ambiental, tendo como um dos seus principais objetivos a sua sustentabilidade.
Os Dez Mandamentos da Responsabilidade Social
Nos
anos 80, com o fim da era do bem-estar do Estado, cujo papel era de
protetor social e organizador da economia, a sociedade passou a exigir
melhores condições de trabalho e uma mudança comportamental das
empresas, que deveria rever seus conceitos e atitudes no ramo
empresarial.
Com
a globalização, as empresas modernas passaram a ter uma administração
voltada para os interesses sociais e maior preocupação na área de
ecologia urbana, visando lucros por meio da responsabilidade
socioambiental. No Brasil, a mudança aconteceu a partir de 1988, ano em
que se iniciou o conceito dos 10 mandamentos da responsabilidade social.
1º- Antes de implantar qualquer projeto social, faça um estudo junto a entidades do Terceiro Setor sobre o que elas precisam.
2º- As necessidades das
entidades sociais nem sempre vão ao encontro do que uma empresa faz ou
deseja fazer. O ideal é que ambas trabalhem em conjunto para obter um
melhor resultado.
3º- Assuma compromisso com o sucesso ou o fracasso dessas entidades.
4º- Muitas empresas trocam de
projetos sociais a cada dois anos, esquecendo-se de seu compromisso.
Adote um projeto compatível com as possibilidades de sua corporação.
5º- Não conte vantagens ou fique
se vangloriando, por ter compromissos sociais com entidades que
precisam de ajuda. Concentre suas atitudes em coisas realmente tragam
contribuição social.
6º- Empenhe-se para que os projetos sejam seguros, duradouros e que realmente se preocupem com o social.
7º – Lembre-se de que o
consumidor sabe que todo investimento em obras sociais é revertido para a
própria empresa, no preço final dos seus produtos.
8º- As grandes companhias, com
suas marcas famosas, não costumam se envolver em problemas sociais
complexos para evitar grandes problemas. Pense no que deve vir em
primeiro lugar: a marca ou a ética.
9º- Os critérios que as empresas
usam para apoiar um projeto social devem ser deixados de lado. Não se
esqueça de que essa área é regida por conceitos humanitários, não
empresariais.
10º- É necessário lembrar-se de
que a responsabilidade social é um ato de amor ao próximo, por isso, vem
primeiro do indivíduo, ONGs, congregações etc., e não do governo.