Viagens longas são estressantes para o animal, assim como o novo ambiente que ele pode encontrar. Alguns animais, por estarem estressados da viajem, tendem a estranhar o local de destino. Mesmo que ele já tenha estado no destino outras vezes, não se surpreenda se perceber o animal desconfortável, na chegada. Por vezes, podem ocorrer episódios de diarréia ou inapetência. Mas não e preocupe que tudo deve voltar ao normal bem rapidamente. No caso dos gatos, levar em consideração que eles estranham muito mais novos ambientes.
Viajar no verão deve ser algo bem pensado, pois cães e gatos não suam. Assim, a temperatura corpórea pode se elevar bastante. Para evitar, procure viajar em horários mais frescos. Alem disso, sempre ofereça água, periodicamente.
Os meios de transporte mais comuns são avião ou carro. Lembre-se que nem todas as empresas de aceitam viajar com animais. Procure se informar com a sua empresa, independente do meio de transporte. Dependendo da empresa, devem ser seguidas algumas regras para viajar. Siga-as à risca, para evitar aborrecimentos.
Animais idosos sempre estão em situações mais delicadas e saúde, mesmo que não apresentem problemas, pois a saúde deles sempre é mais frágil, devido à idade. Animais que ainda não tenham completado toda a vacinação só devem viajar em caso de real necessidade e não devem ser colocados em contato cm outros animais nem à rua. O risco de contrair algo é bem maior.
Lembre-se que, assim como as companhias de viajem, também os hotéis têm regras muito rígidas, quanto à admissão de animais. Informe-se sempre, antes de decidir levar o seu.
Na próxima matéria, a continuação deste assunto. Daremos mais dicas, quanto à viajem, propriamente dita.
PARTE 2
Fonte: Saúde Animal