quarta-feira, 4 de junho de 2014

Como encontrar um gato perdido

Maybe I'll get a little climbing practice on the small tree today 6316.jpg
  1. 1
    Acalme-se. Se seu gato geralmente fica em casa e fugiu pra fora, ele provavelmente vai estar por perto de onde ele saiu. Os gatos irão se esconder no lugar mais próximo que virem - debaixo de uma varanda, abrigo, dentro da garagem. A menos que sejam perseguidos ou forçados a sair por conta da fome, ele vai ficar no mesmo lugar. Se você não conseguir encontrar seu gato de dia, certifique-se de fazer isso à noite. Na maioria das vezes os gatos irão se esconder até ficar escuro, quando as coisas ficam mais calmas.
  2. 2
    Os gatos são criaturas curiosas e ativas, então não é incomum que eles desapareçam por um tempo. É possível que seu gato esteja próximo e só esteja preocupado, mas se seu gato realmente desapareceu ou estiver em perigo, entrar em pânico irá apenas diminuir a probabilidade de achá-lo.
  3. 3
    Não demore para procurar pelo seu gato. Quanto mais tempo fizer que o gato sumiu, mais longe ele pode estar. As estatísticas mostram que a maioria dos donos não procuram por seus gatos por vários dias. É importante espalhar a notícia para os veterinários, abrigos de animais e vizinhos, para que eles possam procurar com você ou recuperarem seu animal antes que ele tenha ido muito longe.
  4. 4
    Se seu gato tiver sido levado para um abrigo lotado, ou canil, eles só podem manter o animal por alguns dias antes de neutralizá-lo.
  5. 5
    Se possível, deixe a caixa de areia do seu gato na frente de casa. Seu gato irá sentir o cheiro e pode querer ficar um pouco mais. Você pode até mesmo colocar uma peça de roupa recentemente vestida no pé da porta.
  6. 6
    Deixe pedacinhos de comida de gato, só se você puder monitorar. Lembre-se, há provavelmente outros gatos na área e seu gato pode ser empurrado pra fora do território se um gato dominante estiver por perto.
  7. 7
    Relembre os eventos. Pense quando foi a última vez que você viu seu gato e reconte quais eventos aconteceram desde então. Você abriu a porta? Você abriu a porta de algum quarto que está fechado desde então? Pergunte a qualquer pessoa na casa, bem como aos vizinhos, quando e onde foi a última vez que eles viram o gato.

  8. 8
    Refine sua busca. Procure nos lugares e nos arredores de onde o gato foi visto pela última vez. É particularmente importante procurar por esconderijos. Quando os gatos se vêem em locais estranhos, eles geralmente se assustam e se escondem. Se você estiver procurando ao ar livre, verifique debaixo de carros ou outros bons lugares para se esconder, como embaixo de churrasqueiras e pátios. Infelizmente, caso esteja assustado, um gato pode ir para baixo de um carro, ou entrar no motor quentinho de um carro. Os gatos também são conhecidos por subirem em árvores e ficarem presos. Dentro de casa, procure embaixo das camas, em caixas ou em outros esconderijos inacessíveis.
    • Além disso, se sua casa tiver escadas, procure debaixo das escadas e debaixo da varanda. Você pode ter que se esgueirar na área se ele estiver se escondendo no escuro. Use uma lanterna. Da mesma maneira, verifique a parte de trás da casa se você tem um espaço no porão ou em qualquer área da janela. Procure em pilhas de folhas e qualquer detrito perto da sua casa. Procure em latas de lixo. Se você tem arbustos ao redor da casa, áreas com plantas grossas e grama alta, verifique estas áreas muito bem. Procure atrás de plantas altas e árvores, especialmente aquelas crescendo perto da sua casa. Abaixe a grama. É mais provável que ele esteja lá do que em áreas abertas como um gramado.
  9. 9
    Chame seu gato. Tente fazer seu gato sair do esconderijo chamando ele e balançando a caixa de comida ou petiscos. Se seu gato for um gato que gosta de ficar fora de casa, ou se é possível que ele tenha se perdido do lado de fora, coloque um pouco de comida em um prato do lado de fora da porta. Faça os sons que geralmente fazem com que ele vá até você, porém, esteja ciente de que a maioria dos gatos num estado de perigo não sairão do esconderijo para atender ao seu chamado. Tente estes passos quando for bem tarde, quando estiver quieto lá fora (geralmente depois das 10 da noite).
  10. 10
    Pare e ouça regularmente. Um gato que está preso, ferido ou com fome provavelmente irá miar, então se você está procurando sozinho ou com um grupo, tire alguns minutos em cada área que procurar para ouvir quieta e atentamente pelo chamado do gato.
  11. 11
    Chame reforços. Chame seus amigos para ajudar você. Se eles não puderem, procure um detetive de animais perto de você.
  12. 12
    Com uma equipe procurando, você aumenta as chances de encontrar seu gato. Avise qualquer pessoa procurando que se elas encontrarem o gato, permaneçam quietas e evitem movimentos bruscos, para que não assustem o gato e ele fuja. Geralmente é melhor que o dono se aproxime do gato, especialmente se o gato já for inquieto.
  13. 13
    Contate a Sociedade Protetora dos Animais. Geralmente se alguém vir seu gato, ela irá relatar a SPA, Zoonoses ou um órgão similarmente responsável. Ligue para o abrigo de animais local e fale que seu gato desapareceu e informe detalhes relevantes (sexo do gato, cor e sua informação de contato). Visite o lugar todos os dias uma ou duas vezes até que seu gato seja encontrado, já que algumas vezes os abrigos podem estar com muitos gatos e terão dificuldades em combinar a descrição do seu gato com os gatos que eles tem lá. Também é importante verificar o abrigo local com frequência, já que eles podem manter os animais achados por apenas alguns dias antes de colocá-los para dormir.
  14. 14
    Notifique o departamento local de polícia. Às vezes a polícia recebem chamados de gatos perdidos. Os policiais que passam o dia inteiro em patrulha podem encontrar o seu gato. Motive-os: ofereça uma boa recompensa.
  15. 15
    Distribua panfletos na sua vizinhança. Se seu gato estiver perdido por apenas algumas horas, fale com seus vizinhos e faça panfletos para colocar nas caixas de correio ou debaixo dos portões. Coloque seu nome, número de telefone e uma foto do seu gato no panfleto. Descreva quaisquer marcas distintas (como, "marca branca triangular no ombro") e escreva a cor do gato se você estiver distribuindo panfletos em preto e branco. Não tenha medo de apelar para a emoção (como, "Amamos muito ele"). Se seus vizinhos souberem que seu gato está perdido, eles entrarão em contato com você se o virem por aí. Inclua informações relevantes sobre quaisquer problemas médicos ou restrições alimentares que seu gato possa ter. É melhor postar o máximo de panfletos que puder num raio de 1,6 km da sua casa. 
  16. 16
    Distribua os panfletos para os pet shops locais. Se alguém encontrar seu gato machucado, ou achar que ele é um gato de rua e quiser levá-lo como um animal de estimação, a pessoa pode levá-lo a um pet shop, que pode identificá-lo à partir do panfleto.
  17. 17
    Poste uma imagem online. Mais e mais pessoas estão procurando online pelos donos dos animais que encontraram; considere postar uma foto do seu gato, ou procurar por uma em um site de animais perdidos.
  18. 18
    Prepare uma armadilha. Se seu gato fica apenas dentro de casa, é provável que ele esteja se escondendo com medo perto do local para onde ele fugiu e não fará som algum mesmo quando você o chamar. Muitos abrigos de animais alugam ou emprestam armadilhas fáceis de usar; algumas lojas até as vendem. Não se esqueça de colocar um pouco de comida de gato na armadilha e até mesmo espalhar petiscos e erva de gato (valeriana). Essa é a melhor chance de encontrar seu gato que não costuma sair (Você pode acabar prendendo outros animais antes do seu gato se aventurar na armadilha).
  19. 19
    Se possível, coloque uma peça de roupa sua no chão, do lado de fora. Use um artigo que você use próximo da sua pele e que não tenha sido lavado. Este método, embora excêntrico, pode ajudar muito seu gato a rastrear o seu cheiro e decidir permanecer perto de um local familiar.
  20. 20
    Chame os peritos. Se nenhum dos passos acima funcionou, chame um detetive de animais profissional.
  21. 21
    Os gatos são criaturas sensíveis a energias; o que significa que ele vê a energia primeiro e depois decifra o que ela é. Sentar-se do lado de fora com uma vela acesa vai fazer com que seja difícil um gato resistir, pois ele é altamente atraído pela alta energia da vela.
  22. Fonte: 

Como Saber Se Sua Gata Está Prenhe

 Se sua gata tem pelo menos 4 meses de idade, está ficando com a barriga cheia e anda superamigável com você por motivo algum? Ela pode estar prenhe. Agora, você precisa conhecer os sinais que indicam se sua gatinha está carregando filhotes (de 3 a 5, provavelmente).  Ir ao veterinário é a maneira mais garantida de descobrir isso, mas o comportamento da gata pode fornecer algumas pistas.

Parte 1 de 3: Reconhecendo os Sinais

  1. Tell if a Cat is Pregnant Step 1.jpg
    1
    Reconheça se sua gata está no cio. Gatas prenhes e no cio sentirão afeição por outras criaturas vivas e exibirão mamilos largos – porém, apenas gatas grávidas indicarão seu estado ao rolarem no chão como um mirtilo gigante numa fabrica de doces. Se sua gata estiver uivando, ela provavelmente estará no cio.
    • Gatas no cio geralmente caminham de maneira diferente, com o bumbum empinado e a cauda um pouco para o lado.
  2. Tell if a Cat is Pregnant Step 2.jpg
    2
    Procure por enjoos matutinos. Na terceira ou quarta semana da gravidez, as gatas podem parecer cansadas, e podem recusar alimentos ou vomitá-los. Se sua gata se recusar a comer por mais de dois dias, leve-a ao veterinário.
    • Por outro lado, ela pode estar comendo como um porco.  Você também faria isso se estivesse grávida!
  3. Tell if a Cat is Pregnant Step 3.jpg
    3
    Verifique se os mamilos dela estão maiores. Cerca de 35 dias após a gravidez, os mamilos da gata exibirão uma coloração rosada brilhante, e ela pode externar uma substância leitosa. Mamilos largos também sinalizam o cio – portanto, ela pode não estar grávida caso apenas os mamilos estejam crescendo. Procure por sinais adicionais. Faça um teste de gravidez para garantir.
    • Só para constar, gatas dão à luz em cerca de 9 semanas – 4 vezes mais rápido que humanos!
  4. Tell if a Cat is Pregnant Step 4.jpg
    4
    Procure pelo formato característico de “burrito”. De lado, a gata grávida frequentemente parece uma pequena lordose com barriga ligeiramente redonda e crescente. A gata apresentará gordura em todas as partes do corpo – incluindo pescoço e patas – caso ela simplesmente esteja gorda.
    • Olhando a gata de cima, o estômago dela frequentemente parecerá um pouco mais distendido a partir de metade do pescoço até a cauda. Muitas gatas assumem essa forma quando estão prenhes.
  5. Tell if a Cat is Pregnant Step 5.jpg
    5
    Observe como a gata se aninha. Sua gata pode ir a lugares silenciosos – como armários ou o canto do celeiro – e começar a juntar cobertores, toalhas ou palha para criar um bom lugar para dar à luz. Você pode organizar um canto macio para ela ao encher uma caixa de papelão com toalhas ou cobertores.

Parte 2 de 3: Prosseguindo

  1. Tell if a Cat is Pregnant Step 6.jpg
    1
    Peça para que um expert procure embriões em crescimento. O útero de uma gata é dividido em 2 “trompas”, e os fetos presos à placenta se grudam às trompas uterinas. Após 20 dias, um veterinário experiente pode sentir os embriões, que deverão ter o tamanho de nozes descascadas.
    • Deixe esse tipo de toque para alguém experiente ou formado durante esse estágio inicial para não provocar um aborto.
  2. Tell if a Cat is Pregnant Step 7.jpg
    2
    Experimente um kit de gravidez. O Kit de Gravidez foi originalmente desenvolvido para cães, mas também pode ser usado em gatos. O Kit detecta a presença do hormônio relaxina e pode detectar a gravidez após 30 dias.
    • Pode ser mais barato ir direto ao veterinário. E você não terá de tirar o sangue sozinho! Kits online passam dos R$300 e não são 100% precisos. Eles geralmente são eficientes, mas você pouparia tempo e energia indo ao veterinário.
  3. Tell if a Cat is Pregnant Step 8.jpg
    3
    Peça um ultrassom. Seu veterinário pode fazer um ultrassom em sua gata e determinar rapidamente se ela está grávida ou não. Nos próximos meses, você pode tirar um raio-X. Batimentos cardíacos fetais podem ser detectados após 20 dias.

Parte 3 de 3: Tomando Conta dos Filhotes

  1. Tell if a Cat is Pregnant Step 9.jpg
    1
    Permita que sua gata dê à luz naturalmente caso ela não esteja passando por complicações graves. Os gatinhos sairão da vagina dela envolvidos em membranas suaves. Sua gata pode remover tais sacos através de lambidas, e eles se aproximarão da mãe para receberem calor e as primeiras gotas de leite. Não mexa nos filhotes durante esse momento. Permita que a mamãe tome conta deles.
    • É muito importante permitir que a mãe se ligue aos filhotes. Por mais que você queira interferir, se tudo parecer ir de acordo com o plano, NÃO MEXA NOS FILHOTES>
  2. Tell if a Cat is Pregnant Step 10.jpg
    2
    Conheça os horários de alimentação dos filhotes. A maioria dos recém-nascidos busca o leite a cada 1 ou 2 horas. Quando eles passam a ter 3 ou 4 semanas de idade, você pode oferecer leite numa tigela e oferecer ração suave de 4 a 6 vezes por dia.
    • Gatinhos com 6 e 12 semanas de idade devem ser alimentados com ração 4 vezes por dia.
    • Gatos com 3-6 meses de idade devem ser alimentados 3 vezes por dia.
  3. Tell if a Cat is Pregnant Step 11.jpg
    3
    Treine seus gatinhos para que eles usem a caixinha de areia. Após seus gatinhos terem 4 semanas de idade, você pode colocá-los na caixinha de areia após as refeições. Corte 1 lado de sua caixinha de areia para facilitar a entrada e a saída dos bichinhos.
  4. Tell if a Cat is Pregnant Step 12.jpg
    4
    Segure os gatinhos cuidadosamente. Evite segurá-los durante suas primeiras semanas de vida. Você pode começar a segurá-los após a Semana 2, mas muito gentilmente. Entre a semana 2 e a 7, é importante que os filhotes socializem e sintam conforto com o contato humano.
  5. Tell if a Cat is Pregnant Step 13.jpg
    5
    Intervenha se sua gata abandonar os filhotes ou machucá-los. Tome as seguintes atitudes:
    • Mantenha os filhotes aquecidos. Enrole uma toalha em uma almofada térmica ou garrafa de água quente e coloque o item na caixa da gata. Dê espaço o bastante para que os filhotes possam se afastar do calor quando necessário.
    • Procure por uma mãe adotiva. Converse com seu veterinário, criador ou parceiro humano. Você pode encontrar uma gata que cuidará dos filhotes por um tempo.
    • Converse com o veterinário antes de começar a alimentar seus filhotes com garrafas. O veterinário lhe ensinará como substituir o leite da gata para alimentar os filhotes. Jamais dê leite de vaca aos gatinhos.
  • Evite dar vacinas ou remédios à gata enquanto ela estiver grávida.
  • Você pode notar algumas mudanças de personalidade em sua gata durante a gravidez. Ela pode se tornar muito afetiva e carinhosa. Porém, ela também pode ficar irritada e arranhá-lo caso você se aproxime.
  • Quando os gatinhos tiverem 6 semanas de idade ou mais, leve-os ao veterinário para verificar se os filhotes estão crescendo num ritmo saudável.
  • Se quiser filhotes, permita que as gatas se aproximem dos gatos durante o período de cio. É melhor encontrar um gato macho que não seja vira-latas e que tenha sido verificado por um veterinário. Gatos podem carregar DST’s semelhantes às encontradas em humanos. Se os sintomas do cio pararem repentinamente, a gata pode ter engravidado.
  • Certifique-se de doar os filhotes a bons lares com pessoas confiáveis que possam cuidar bem dos animaizinhos.
  • Se sua gata começar a agir como uma louca e a miar alto, ela pode estar no cio.
  • Milhões de gatos sem-lar são mortos anualmente devido a superpopulação felina. Por favor, castre seus animais para evitar contribuir para esse problema. Castre sua gata antes de ela ter cinco meses de idade. Assim, ela não ficará grávida.

Fonte: