quarta-feira, 14 de maio de 2014
Especialidades: Radiologia
O diagnóstico por imagens assume grande importância na clínica dos pequenos animais, pois permite a visualização e localização de muitas patologias.
O nosso serviço de radiologia está equipado com um aparelho de alta definição, instalado numa sala isolada com paredes de chumbo para evitar a saída de qualquer radiação para o exterior.
As radiografias são indicadas em variadíssimos casos, como sejam as fracturas, claudicações, problemas articulares, mas também nas doenças pulmonares, cardíacas, genito-urinárias ou na pesquisa de tumores e em muitas outras situações.
O pessoal que aqui trabalha está também protegido com equipamento apropriado. É por este motivo de segurança que, por norma, não permitimos aos proprietários que assistam à execução destes exames imagiológicos, ou mesmo, que permaneçam no interior da sala quando se está a trabalhar. Para que estes exames se realizem de forma idêntica ao que acontece para os humanos (quem não se recorda da célebre frase: Inspire, fique quieto...pode respirar.), necessitamos que o animal fique quieto durante uns momentos.
Como nem sempre é possível mantê-los imobilizados, os proprietários têm de compreender que muitas vezes temos de sedar ou anestesiar o seu companheiro. Em alguns exames radiológicos é sempre necessário anestesiar o animal, como acontece nos casos de despiste da displasia ou quando a manipulação é dolorosa, como são os casos de fracturas.
Conheça melhor seu cão com essas curiosidades!
Animais domesticados são criaturas complexas. Alguma vez você já se perguntou por que eles fazem algumas das coisas que eles fazem?
Aqui estão alguns fatos interessantes para manter você bem informado.
Aqui estão alguns fatos interessantes para manter você bem informado.
- Os cães só podem suar a partir do fundo de seus pés, a única maneira que pode descarregar o calor é pela respiração ofegante.
- Os cães têm cerca de 100 diferentes expressões faciais, a maioria delas feitas com as orelhas.
- Os cães têm cerca de 10 sons vocais.
- Os cães não têm um apêndice.
- Existem mais de 200 diferentes raças de cães.
- Dálmatas nascem brancos, seus pontos pretos desenvolvem-se à medida que envelhecem.
- Contrariamente à crença popular, os cães não são daltônicos; eles podem ver tons de azul, amarelo, verde e cinza. A cor vermelha é vista em uma escala de cinza na visão de um cão.
- A maioria dos cães domésticos são capazes de atingir velocidades de até cerca de 19 milhas por hora, quando estiver em velocidade máxima.
- Usando suas orelhas giratórias como pratos de radar, os experimentos mostraram que os cães podem localizar a fonte de um som em 6/100ths de segundo.
- Domesticados por mais de 10.000 anos, o cão foi um dos primeiros animais domesticados por humanos.
Assinar:
Postagens (Atom)