terça-feira, 5 de maio de 2015

Seu cachorro é agressivo com outros pets?


(Imagem: Shutterstock)



Existe solução se o cachorro for um encrenqueiro em potencial

Vários amigos estão com seus cachorros em um churrasco, e o você não levou seu cãozinho, pois acredita que ele pode encrencar com algum dos outros animais

Uma boa saída é soltá-lo com os demais cachorros. Se ele demonstrar qualquer tipo de comportamento agressivo, repreenda-o imediatamente. Se ele tornar a agir assim, coloque-o na coleira, em um local onde ele possa observar a diversão de todos mas não possa interagir com ninguém.

Ele certamente vai entender que, quando age daquela forma, é privado de atenção e divertimento e não vai repetir o comportamento

Fonte:

Como fazer para seu cachorro parar de demarcar território




Demarcação de território é um dos principais problemas dos cães machos.

Muitas vezes, um filhotinho chega a uma nova casa e é, adequadamente, ensinado a fazer suas necessidades no local certo. Entretanto, quando está com cerca de 8 meses – mesma idade com que começa a levantar a pata para urinar – o pet começa a marcar território, levando seu dono a acreditar que ele desaprendeu.

A boa notícia é que o animal não desaprendeu a fazer o que lhe foi ensinado, já a má notícia é que os machos possuem mesmo essa tendência. Cachorros que marcam território “guardam” um pouco de urina para, depois, urinarem um pouco em cada local.

Acredite ou não, mas durante um passeio, um cão que marca território até passa por postes e faz de tudo para que a sua urina alcance o local mais alto. Isso significa que eles sentem uma necessidade de liderança, certo?

Então, para ensinar seu animal a parar de marcar território, você deve mostrar quem é que manda. Para isso, o ideal é começar com os comandos básicos de obediência, como "Senta!", "Deita!", "Junto!", "Fica!" etc. Clique no link para saber mais sobre adestramento canino.

Outra coisa importantíssima: os donos devem trabalhar em três regrinhas básicas:

1. Eu vou à frente: sempre que vai sair ou entrar em algum local, deixe claro que você deve passar pela porta antes de seu cão;

2. Eu ganho primeiro: o humano deve sempre comer primeiro;

3. Eu fico mais alto: os cães jamais devem permanecer em locais mais altos que nós, mesmo que estejamos sentados e deitados.

Esses pequenos detalhes mostram ao cachorro quem é o dono do local e, com isso, ele saberá que o único ser que pode marcar território é você, afinal, a casa é mesmo sua.

Outras dicas úteis

(Imagem: Shutterstock)

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, jamais esfregue o focinho do seu animal no xixi ou cocô feito em lugar errado. Ele não entenderá porque está sendo repreendido e isso pode gerar até um trauma, piorando a situaçãoEscolha o banheirinho do seu cachorro antes mesmo que o pet chegue à sua casa.

Ao usar jornais, você pode utilizar produtos que imitem o cheiro da urina de outros cães. Isso pode incentivar seu cachorro a fazer suas necessidades ali também.

Quando o cão faz as necessidades no local errado, utilize produtos específicos para eliminar os odores. É uma forma de evitar que o animal volte a fazer suas necessidades nesse mesmo local.

O seu cachorro não deve ter acesso a todos os cômodos da casa quando você não estiver.

Fonte:


Técnicas muito eficazes para ensinar o cachorro a fazer as necessidades no local certo



(Imagem: Shutterstock)

Hoje em dia, é cada vez mais comum ver donos que compartilham a casa com seus animais e, sem dúvida, ter um cachorro é tudo de bom. Entretanto, o que fazer quando seu pet faz as necessidades fisiológicas no lugar errado? A resposta é simples: treiná-lo.

Existem diversas especulações sobre a idade em que o cão começa a aprender. Enquanto alguns especialistas defendem que o pet deve ser ensinado somente após os 6 meses; outros garantem que, mesmo antes os bichinhos conseguem aprender e absorver muitas orientações.

O importante, na verdade, é não desistir. Mesmo que seu animal já esteja adulto, ainda é bastante provável que consiga mudar seus hábitos. O que pode fazer a grande diferença é a paciência e a dedicação que empregará nessa tarefa de ensinar seu cão a fazer as necessidades no lugar certo.

1. Ensinado através confinamento

 Fácil de ser aplicada, a técnica do confinamento é uma das mais utilizadas.

(Imagem: Shutterstock)

A técnica do confinamento, de deixar o cachorro em um local restrito até que ganhe o hábito de fazer as necessidades sobre o jornal ou tapete higiênico, é uma das mais populares e práticas. Geralmente, os donos utilizam a lavanderia ou um quartinho.

1. Quando o seu cachorrinho vir para sua casa, deixe-o num recinto por 15 dias. Nesse local escolhido, ele comerá, brincará e fará suas necessidades e, por isso, o espaço não deve ser tão pequeno.

2. Forre o local com jornal ou tapetes higiênicos. Dessa forma, ele se acostumará com a situação. Caso desenvolva o hábito de rasgar os jornais, borrife um pouco de água no local para que o papel fique úmido e não faça o barulho que os cães adoram.

3. Sempre que notar que o seu animal fez xixi ou cocô no lugar certo, parabenize-o e troque o jornal imediatamente. Com o tempo, o cachorro acostuma com o seu banheirinho, seu local para dormir e para brincar. Dessa forma, se a região sempre estiver limpa, ele fará as necessidades sempre no mesmo lugar.

4. Quando notar que ele já escolheu o local para usar de banheiro, comece a retirar os jornais dos lugares onde dorme e brinca.

5. O próximo passo é soltar seu cachorro e observar. Ao notar que ele está procurando o jornal para fazer suas necessidades, comemore!

Até mesmo criadores profissionais utilizam a técnica do confinamento para que o filhote já se acostume com o jornal. É possível observar que, em alguns canis, os cachorros ficam em cercadinhos forrados com jornais.

Nesse caso, quando o filhote vai para uma nova casa, já está acostumado com o jornal, facilitando bastante seu aprendizado.

2. Ensinando com a caixa de areia

Entenda como ensinar seu animal a sempre fazer as necessidades na caixinha de areia.

(Imagem: Shutterstock)

Apesar de ser muito mais comum com gatos, existem pessoas que também utilizam a técnica da caixinha de areia para os cães. Veja como fazer:

1. Compre ou mesmo construa uma caixa com, no máximo, 3 cm de altura, de forma a facilitar a entrada e a saída do cachorro. Ela deve possuir largura e comprimento de, no mínimo, 60 cm x 60 cm. Seu tamanho deve ser proporcional ao tamanho do animal;

2. Forre a caixinha com jornal e observe se o animal se acostuma com a ideia. Incentive-o a entrar e, caso faça suas necessidades, parabenize-o por isso;

3. Quando seu cachorro começar a se acostumar, acrescente uma xícara de areia. No dia seguinte, acrescente duas, depois três e assim por diante, até que a caixa possua uma camada fina de areia;

4. Lembre-se: assim como no caso do jornal, limpe a areia sempre que seu animal fizer xixi ou cocô;

5. Com o passar do tempo, aumente o tamanho da caixa para, no máximo, 5 cm de altura. A proposta é fazer com que possua mais espaço para areia e, por consequência, não necessite de tantas trocas.

A areia, se seu cachorro se acostumar, é uma excelente alternativa. As areias especiais contêm um material que absorve líquidos e forma uma "pedra" com o xixi e em volta do cocô, facilitando sua remoção. Além disso, possuem substâncias que reduzem os odores.

3. Ensinando com o cercadinho

Um cercadinho é uma ótima opção para que seu animal tenha seu cantinho e faça as necessidades no local certo.


(Imagem: Shutterstock)
Também é possível ensinar seu cachorro a fazer as necessidades utilizando um cercadinho. Entretanto, elas serão feitas fora dele.

1. Escolha uma caixa de arame – parecida com uma gaiola para pássaros – de um tamanho adequado, de forma que o cão consiga ficar em pé e deitar confortavelmente.

2. Faça com que seu cachorro entre no cercadinho de boa vontade. Jogue, por exemplo, um petisco ou um brinquedinho para que ele entre e, inicialmente, não feche a portinha.

3. Forre alguma região, escolhida por você, com jornal e, sempre que o filhote acordar, comer e, eventualmente, durante o dia, libere-o, espere que ele faça as necessidades e coloque-o de volta no cercadinho, utilizando o processo de jogar brinquedinhos ou petiscos.

4. Não abuse do tempo, pois o animal não deve ficar preso sempre. Libere-o algumas vezes ao dia e, sempre que for soltá-lo, leve-o primeiro até o jornal.

5. Não solte seu animal quando ele estiver chorando, mordendo o cercado ou fazendo qualquer coisa que chame sua atenção. Ele ficará mal acostumado e o certo é que ele saiba que só sairá de lá quando estiver apresentando um comportamento adequado.

Os cercados são locais que, muitas vezes, os cães veem como algo ruim. Por isso, você deve tomar cuidado e nunca colocá-lo à força: para ensinar seu cachorro, opte pelo reforço positivo e sempre aponte algum atrativo. Com o tempo, ele tratará o local como seu cantinho particular e sempre sairá para fazer suas necessidades.

Recompensa e punição

Entenda como agir quando seu animal erra e quando acerta.

(Imagem: Shutterstock)

Para ensinar seu cão a fazer as necessidades no lugar certo, você deve saber dar uma bronca quando ele erra e, naturalmente, comemorar quando acerta, afinal, devemos sempre motivá-lo a fazer o que queremos.
Sempre que o seu animal fizer suas necessidades no local errado, você deve dizer um firme e sonoro “Não!” e levá-lo ao jornal, o qual sempre deve estar no local onde deseja que ele use como banheirinho.
Agora, quando seu animal fizer o que deseja, comemore e dê recompensas, que podem variar entre brinquedos, carinhos e petiscos.
O ato de recompensar um animal por uma atitude correta costuma ser mais eficaz do que puni-lo por algo que não deveria ter feito. Entretanto, os dois devem ser realizados, com a ressalva de que a desaprovação não deve ser demonstrada com agressão física.


Fonte:

Xixi e cocô no lugar errado: Repreenda-o na hora e recompense quando acertar


(Imagem: Shutterstock)

Esse é um problema muito comum, especialmente com filhotes. Para que ele não faça suas necessidades em lugares inapropriados, deve ser repreendido no ato.

Se você estiver andando pela casa e encontrar um xixi, não adianta nada brigar com seu pet, mesmo se mostrar a ele o que fez de errado, ele não vai associar o xixi que ele fez há horas com a bronca que está recebendo agora.

Quando perceber que ele está para se aliviar, pare-o imediatamente e leve-o ao lugar correto. Quando ele acertar, dê-lhe muito carinho.
Cavar o jardim

Cães mantêm distância do próprio cocô


(Imagem: Shutterstock)

Se o seu cachorro escava seu jardim inteiro, deixando-o cheio de buracos, provavelmente ele está ansioso. Leve-o para passear com mais frequência. Se esse não for o caso, o jeito é repreendê-lo quando pegá-lo no flagra.

Se, mesmo assim, esse comportamento não cessar, uma boa tática e enterrar o cocô do animal onde ele costuma cavar. Cachorros são higienicos. Seu pet não vai querer chegar perto de seus dejetos.Vai entender que lá tem cocô, não é legal para cavar.

Fonte:


Ao soltar seu pet para passear sozinho, torne prazeroso para ele voltar até você



(Imagem: Shutterstock)

Existem lugares em que é permitido tirar seu cão da guia para que ele corra livremente com seus amiguinhos, mas os donos podem se sentir receosos, afinal, quem garante que, quando o dono chamar, o cão vai voltar?

Para educá-lo a responder o seu chamado, use o reforço positivo. Quando chegar no parque, antes de soltá-lo, chame seu nome e lhe ofereça um petisco. Repita isso algumas vezes, depois, deixe que ele se distraia. Ainda na coleira, chame seu nome mais uma vez, e lhe de mais um petisco. 

A primeira vez que soltá-lo, procure fazer em um local cercado, do qual ele não tenha como fugir ou desaparecer, solte-o e chame-o logo em seguida. 

Toda vez que ele responder, dê-lhe um petisco.

Geralmente, quando os cães soltos não retornam ao chamado de seu dono, é porque eles acreditam que está na hora de ir embora, assim, se ele entender que você chamá-lo não está ligado a ir embora, mas a ganhar uma comidinha, ele sempre retornará.

Fonte:

Seu cachorro rouba a comida de cima da mesa? Arme um susto para traumatizá-lo



(Imagem: Shutterstock)

Se seu cachorro tem o costume de afanar algo de cima da mesa, não vai adiantar só dar uma bronca, tudo o que ele vai assimilar é como aquela comida estava gostosa. Tenha certeza, é impossivel competir com algo que dá prazer para o cachorro.

Para impedir que isso se repita, o ideal é associar aquele ato com algo muito terrivel. Nesse caso, arme uma emboscada, coloque várias panelas mal equilibradas no canto da mesa, quando o cachorro subir para pegar algo para comer, as panelas cairão no chão, fazendo um enorme barulho. Esse super susto será o bastante para que ele nunca mais chegue perto da mesa.


Fonte:

Seu pet quer arrastar você durante o passeio? A causa pode ser ansiedade ou ele quer demosntrar dominância. A solução será diferente em cada um dos casos




(Imagem: Shutterstock)




É preciso entender se a causa é ansiedade ou se ele quer demosntrar dominância. A solução será diferente em cada um dos casos

Cachorros que puxam demais a guia quando estão passeando fazem isso principalmente por 2 motivos: 

1) estão muito ansiosos para passearou 

2) julgam-se dominantes em relação a você.

Se seu cachorro simplesmente está muito ansioso devido ao passeio iminente, geralmente para de puxar após o primeiro quarteirão. Mas, se ele for do tipo que demora mais para cansar, tente jogar uma bolinha para ele por alguns minutos antes de saírem.

Cães são animais de matilha, e toda matilha tem uma organização. O Alfa, isto é, o chefão da turma, aquele que anda na frente. Esse comportamento deve ser mudado, do contrário ele vai ter certeza de que manda em você. Sempre que saírem para passear, mantenha-o ao seu lado esquerdo, lembre-se de que o dono deve sempre estar uma perna à frente do cão, para exercer sua dominância. No instante em que ele começar a puxar, ou simplesmente tomar a dianteira, pare imediatamente e fique parado até que ele volte ao seu lado, só então retome a caminhada.


Fonte: