"A influência de um ambiente favorável à Educação no rendimento dos alunos é algo comprovado e estudado internacionalmente. O bom clima envolve o conjunto de relações estabelecidas entre estudantes, professores e equipe gestora, as ações pedagógicas e administrativas, a infraestrutura e as percepções de todos sobre a qualidade da vida escolar. Países como os Estados Unidos discutem intensamente esse tema. Mas no Brasil ele ainda está fora da agenda nacional, por isso há poucos debates e poucas propostas de melhoria.
Por aqui, também ainda não há uma forma sistematizada de diagnóstico para detectar como o clima está e o que interfere nele. O sistema de avaliação externa avançou muito nos últimos anos, mas ele avalia a escola pelo desempenho cognitivo do aluno, gerando apenas indicadores de efetividade. E não é possível saber que elementos impactam nessa efetividade. Precisamos de indicadores de processo que consigam detectar como está cada uma das variáveis envolvidas no clima escolar. Por exemplo, se há problema de relacionamento entre os alunos, qual é a causa e como isso afeta o aprendizado.
Os estudos já realizados nos dão algumas pistas do que interfere no ambiente (leia sobre elas abaixo). Para que o gestor consiga dar conta desses aspectos, é preciso que seja bem formado e escolhido com critério, sem que sejam levados em conta apenas seus saberes acadêmicos de Pedagogia. Já os governos precisam criar uma política ativa para valorizar e melhorar as relações na escola, desenvolver instrumentos de avaliação e disseminação e inseri-los nas formações dos educadores."
Fernando Luiz Abrucio é pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV)
O que influencia o clima
Fonte Gestão escolar e qualidade da educação: um estudo sobre dez escolas paulistas, FVC, 2010
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário