"Desde a primeira pesquisa sobre o tema, realizada nos Estados Unidos na segunda década do século 20, todos os estudos mostram que o fato de as crianças irem para a pré-escola influi positivamente nos resultados que apresentam na continuação da escolaridade, e quanto melhor essa experiência, mais significativos e duradouros são esses resultados.
Em matéria de acesso a essa etapa, o Brasil não está ruim, pois cerca de 80% da população de 4 e 5 anos é atendida e já foi estipulada a extensão da obrigatoriedade escolar para abranger a idade prevista para a pré-escola. O PNE, em tramitação no Congresso Nacional, também estipula metas para essa faixa etária.
Para alcançar esses objetivos, porém, o primeiro desafio é ter dados estatísticos mais confiáveis. Eles ainda são muito imprecisos e há discrepância entre os números do Inep e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também é necessário olhar para as crianças não atendidas. Há desigualdades entre zonas rurais e urbanas e entre classes sociais que precisam ser revertidas.
Com relação à qualidade, estamos em má posição. Os ambientes de muitas creches e pré-escolas ainda são inadequados. Aspectos importantes de uma programação voltada para a faixa etária estão sendo negligenciados, como uma programação que crie oportunidades para as crianças ampliarem seus conhecimentos. Muitas iniciativas têm sido tomadas para melhorar esse quadro, mas ainda temos uma combinação nada frutífera: professores mal formados ou leigos e falta de currículos com sugestões de boas práticas.
Para superar essa situação, as instituições que formam professores devem reservar um espaço maior em seus currículos para conhecimentos sobre a Educação Infantil e as secretarias devem elaborar documentos curriculares que sigam as diretrizes nacionais e sejam adaptados à realidade local e aos recursos disponíveis."
Maria Malta Campos é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC)
Aprendizado melhor
12% é o ganho na nota da Provinha Brasil de alunos que tiveram uma boa Educação Infantil em relação aos demais
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