"As formações continuadas oferecidas para professores e gestores no Brasil não atendem suas necessidades e não os valorizam. E isso é acentuado por condições de trabalho precárias e salários humilhantes.
Há muitos cursos, mas em geral os programas são fragmentados, focados em estratégias para ensinar certos conteúdos ou para garantir um bom desempenho em avaliações externas. O gestor enfrenta dificuldades específicas porque, quando deixa a sala de aula, leva consigo a experiência em ensinar, mas não em administrar. A formação voltada a ele não preenche essa lacuna e comumente é focada em temas como a didática.
A solução é promover uma formação centrada nas especificidades da escola e preocupada em responder aos problemas identificados. Isso não significa abandonar os conteúdos de base, mas dar mais atenção às prioridades de cada lugar. Com o foco certo, os educadores se sentirão mais valorizados e serão estimulados a refletir sobre suas práticas e transformá-las."
Vera Placco é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
O que é essencial para o trabalho do coordenador
Fonte O coordenador pedagógico e a formação de professores, FVC, 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário