Você quer um cachorro que se provocado não foge a luta? Que tal um que cavouque todo o seu quintal e não deixe uma única florzinha viva para contar estória? Já sei! Talvez um que atazane a vida dos gatos, hamsters, galinhas e qualquer outro bicho de estimação! Que seja teimoso, verdadeiro osso duro de roer, corajoso, perseverante e um tanto agressivo. Parabéns, você acaba de encontrar um Terrier legítimo! O que a primeira vista é um monte de encrencas e defeitos, é na verdade um monte de qualidades para um cachorro que tem que se meter debaixo da terra, sozinho, na escuridão total, e enfrentar todo o tipo de presa, assustada e pronta para atacar.
A palavra Terrier vem do latim "terra", embora muitos prefiram acreditar que a palavra original seria "terror" dada a capacidade de aterrorizar os outros animais. Terriers foram criados para caçar sozinhos e até hoje não são muito adeptos a companhia de outros cães do mesmo sexo. Para quem gosta de um cachorro grande numa embalagem pequena, este é o cão ideal. Usados para caçar raposas, racoons (uma espécie de quati), marmotas, ou lontras, estes animais também mostram seu valor quando o assunto é exterminar os ratos do armazém, estábulo, fazenda ou casa. Infelizmente, devido a sua grande coragem, determinação e valentia, alguns destes terriers também passaram a ser usados em brigas e rinhas de cachorros, que normalmente só terminam com a morte de um dos adversários.
Embora pequenos no tamanho, este animais são excelentes cães de guarda pois estão sempre alerta, ariscos e prontos para dar o alarme, já que uma das características da raça é ser "vocal". Se socializados desde pequenininhos e criados com muito amor e firmeza, estes camaradinhas são diversão pura. Brincalhões, sempre prontos para uma aventura, espertos, inteligentíssimos (extremamente manipuladores), cheios de energia, e companheiros. Se dseixados de lado, ou não socializados propriamente se tornam agressivos, destruidores, e difíceis de se conviver. Definitivamente não é um cachorro para qualquer tipo de dono, mas quem gosta de um terrier não o troca por nenhuma outra raça. Seu pelo pode ser duro (de arame), liso ou meio-a-meio e requer quase nada de cuidados. Secam rápido e não embaraçam.
Alguns terriers têm seu pelo cortado, num típico corte "terrier", como o Fox Terrier Pelo de Arame e o Schnauzer Miniatura. Outros exemplares desta raça são o Fox Terrier Pelo Liso, Airedale Terrier, Fox Paulistinha, Pit Bull Terrier, Bull Terrier, Staffordshire Terrier, Scottish Terrier e West Highland Terrier Branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário