segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Pássaros também sofrem com piolhos


Se o seu pássaro está se coçando com muita freqüência existe a possibilidade dele estar contaminado com piolhos. Apesar de todo o cuidado, ele pode contrair essa doença entrando em contato com outros animais que já estejam contaminados como pombas que ficam próximas as gaiolas. Com o auxílio do bico, o animal fica coçando principalmente a região do pescoço.


Como são muito pequenos, os piolhos normalmente são observados pelos proprietários quando a infestação já está grande. Pelo fato de ficarem presos na pele dos pássaros, para observar se ele está infectado, é preciso segurar o animal e abrir as penas com as mãos.
Os animais infectados geralmente apresentam perda de apetite, fraqueza, queda das penas, anemia, machucados na pele e param de cantar. Dependendo do nível, essa doença pode até levar o animal a morte.

O piolho também pode aparecer nos ouvidos, traquéia e narinas por ficarem em contato com o ambiente externo. Esse parasita pode ainda aparecer nos poleiros e frestas das gaiolas.

Para saber qual o melhor tratamento, consultar um veterinário é imprescindível. Entretanto, os animais devem ser isolados e as gaiolas lavadas e desinfetadas para evitar o retorno desse parasita.


Fonte:
Página Inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário