segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Como proceder com a limpeza de aquários


Para ter peixinhos em casa é preciso tomar diversos cuidados e proporcionar um ambiente saudável para que os bichos possam viver nesse local. Uma das preocupações é quanto à limpeza do aquário para a retirada do acúmulo de sujeira.


A desinfecção deve ser feita antes mesmo da chegada dos peixes. Para isso, não devem ser utilizados produtos químicos, como sabão, apenas deve ser feita com uma bucha ou então com produtos próprios para aquarismo. Antes da chegada dos novos amiguinhos, o aquário deverá estar funcionando por pelo menos uma ou duas semanas para que o ambiente esteja pronto para recebê-los.

Depois da chegada dos pets, a desinfecção do aquário deve ser feita de acordo com as necessidades, mas em média, uma vez por mês. Também nesse período é preciso testar o Ph da água, retirar as folhas mortas do local e limpar o filtro.

Não é necessário trocar toda a água do aquário, pelo contrário, isso deve ser feito aos poucos. Em aquários de trinta a cem litros, a troca pode ser feita mensalmente, correspondendo a 20% do volume total. Já em aquário para peixes Betas, o período para limpeza pode ser a cada quinze dias.

O uso de filtro mecânico não é o suficiente para manter a água limpa. Em função disso, é indicado o uso de um sifão, uma espécie de mangueirinha que suga as impurezas existentes no aquário e retira as partículas maiores que não foram sugadas pelo filtro.



Fonte:
Página Inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário