segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Casqueamento em bezerros



Os bezerros crescem com rapidez. O ganho de peso acelerado pode dar origem a irregularidades no desenvolvimento dos aprumos, comprometendo o crescimento ósseo. Determinar o quanto essa rapidez influencia no desenvolvimento do bezerro facilita a obtenção de melhores resultados na correção de aprumos.

O período de crescimento de maior intensidade está compreendido nos primeiros três meses de vida. A intensidade cai lentamente durante os três meses seguintes e também, de novo, nos próximos seis meses.

Entretanto, enquanto o casqueamento tem grande importância para novilhos, novilhas, touros e vacas de rebanhos criados confinados, os bezerros constituem uma categoria que merece tratamento diferenciado quanto a esse assunto. Antes da desmama eles não devem ser casqueados rotineiramente. Somente se ocorrer algum problema grave de casco é que será necessária a intervenção, o que é um acontecimento raro, e que exige grande perícia e experiência do casqueador. Mesmo assim, só deve ser aparado o casco defeituoso, e com toda a atenção, pois esta é uma fase em que as crias estão se desenvolvendo e qualquer aparação de casco mal feita pode ocasionar problemas ainda maiores.

Fonte: Tellini, Marcos. " Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário