domingo, 1 de fevereiro de 2015

Cardiopatias adquiridas ou congênitas em cães e gatos


As doenças cardíacas (cardiopatias) são bem comuns em cães e gatos, principalmente em cães mais velhos. Os sintomas no cão incluem tosse alta (parece engasgo), cansaço, falta de ar, emagrecimento, barriga-d’água (ascite), inchaço das patas traseiras e desmaios e, no gato, falta de ar e dificuldade para andar com as patas traseiras. À auscultação, eles podem apresentar sopro e/ou alterações no ritmo dos batimentos (arritmias) e alteração nos sons pulmonares (crepitações).

Muitas vezes os animais ainda não apresentam sintomas, mas tem alterações na auscultação (principalmente sopro) que, quando detectadas, deve-se investigar a causa, realizando a ecocardiografia (ultrassom cardíaco).

Cardiopatias adquiridas em cães:

As doenças cardíacas mais comuns nos cães são:

Doença na válvula mitral - Endocardiose de Mitral (envelhecimento e fibrose da válvula mitral) que acomete cães idosos de pequeno porte como o poodle, dachshund, pinscher, lhasa apso e o maltês. Doença no músculo cardíaco - Cardiomiopatia dilatada, que causa enfraquecimento da contratilidade da musculatura cardíaca, sendo comum em cães de grande porte, adultos jovens a idosos, como o boxer, doberman, dogue alemão, labrador e o são bernardo. Os cães cardiopatas podem apresentar sintomas como tosse alta, cansaço fácil, emagrecimento, falta de ar (edema pulmonar), barriga-d’água (ascite) e desmaios (síncope).

Cardiopatias adquiridas em gatos:
A cardiopatia mais comum nos gatos é a cardiomiopatia hipertrófica, em que há um espessamento da parede dos ventrículos. Eles podem apresentar falta de ar e dificuldade para respirar (edema pulmonar/efusão pleural) ou um quadro de incoordenação ou paralisia das patas traseiras, com muita dor nesses membros (tromboembolismo).

Cardiopatias congênitas em cães e gatos:
As doenças congênitas são alterações cardíacas em que o animal já nasce com um defeito no coração. Alguns exemplos seriam a Persistência do ducto arterioso (PDA), Estenose subaórtica, Estenose Pulmonar e a Comunicação interventricular. Os sintomas podem ser cansaço fácil, tosse, língua roxa (cianose), crescimento retardado, falta de ar e desmaios. No exame clínico, a maioria dos animais apresenta sopro na auscultação. Se o filhote tiver um sopro, deve-se realizar a ecocardiografia para detectar qual é a cardiopatia congênita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário