quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Periquitos: Cuidados a tomar

Cuidados de periquitos

Os periquitos são os mais conhecidos de toda a família dos psitácidos, provavelmente devido a serem dóceis e simpáticos. O lugar principal e onde passam mais tempo com o vosso animal de estimação é na sua gaiola, pelo que devemos prestar especial atenção à sua higiene e limpeza.

A sua posição dentro de casa é importante. Deve ser um lugar concorrido, onde passemos mais tempos durante o dia pois senão ele vai-se sentir sozinho e abandonado. Também devemos evitar que este não esteja na cozinha para que o animal não inale fumos e vapores. As dimensões ideias para a gaiola são de 50x40 centímetros e a base seja removível de forma a facilitar a sua limpeza.

Outro factor a ter em conta são os diferentes elementos para os jogos e distracção dos periquitos dentro da gaiola, pelo que não deverão faltar brinquedos e poleiros de diferentes grossuras, tomando sempre cuidado dos recipientes de água e comida. Entre as actividades diárias que devemos realizar para cuidar do nosso periquito está a de alimentá-lo sempre à mesma hora, mudar a água, mudar a base da gaiola e limpar o recipiente da comida, entre outros.

Também é recomendável brincar um pouco com o periquito fora da gaiola. À noite, tapar a gaiola numa certa hora. A parte principal do seu asseio o próprio animal é que o realizará, limpando as penas com o bico, mas para além disso, devemos proporcionar um recipiente com água a temperatura ambiente para que o nosso animal fique completamente limpo.

Em certas ocasiões, devemos recortar um pouco as asas para evitar que o animal se magoa contra a gaiola. Para isso necessitamos da explicação detalhada do veterinário e utilizarem umas tesouras especiais. Assim também podemos recortar as unhas, com muito cuidado pois as mesmas possuem umas veias internas que podem sangrar no caso de as cortarmos demasiado. Esta zona se distingue por ter uma cor mais rosada.

Uma forma de distinguir o sexo dos periquitos é pela cor da cera do bico. Os machos a têm de cor azul enquanto as fêmeas têm de cor avermelhado. Ainda assim, podem existir casos em que não tenham nenhuma destas cores e assim não conseguimos distinguir o sexo, mas não é uma questão comum.


Fonte:
MUNDO ENTRE PATAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário