quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Iguanas: Veja os cuidados a tomar


Sempre se pensou que a iguana tinha uma dieta muito grande passando pelos vegetais e os animais, mas se comprovou que é uma espécie muito particular, que se alimentava quase exclusivamente de folhas da mesma árvore. Mas o que devemos ter claro é que a iguana possui uma dieta muito específica. É um animal essencialmente vegetariano a 95%.

Há uma regra básica que é que os alimentos que a iguana ingere devem conter duas vezes mais cálcio do que fósforo e que serão alimentos adequados em vitaminas e proteínas. A consequência de uma alimentação pouco equilibrada é a aparição da Osteofibrosis nutritiva.

A iguana, ao ser diurna, alimenta-se durante o dia, preferencialmente pela manhã, para ter uma melhor digestão. A sua temperatura corporal deve estar ao redor dos 32ºC para uma óptima digestão. A frequência das comidas é diária para as crias e podem reduzir a cada dois dias para os adultos. O alimento deve ser servido num recipiente cortado em pequenos pedaços.

* A razão de 70 – 95% da ração total: alfafa (folhas e flores), dentes-de-leão (folhas e flores), trevos (folhas e flores), hibiscos (folhas e flores), acelgas (folhas), rosas (pétalas), nabo (folhas), aipo, agrião, chicória.
* A razão de 15% da ração total: pêra, papaia, laranja.
* A razão de 5% da ração total: ratos e grilos.

Existem granulados que se podem ser comprado em lojas de animais que possuem uma boa proporção de cálcio e fósforo.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário