Os cuidados de um canário se resumem principalmente em quatro aspectos: Água fresca, a alimentação, limpeza da gaiola e o banho. Vamos explicar-te todos estes aspectos para que tenhas claro como cuidar perfeitamente o teu animal.
Água fresca e limpa:
O canário tal como tu e eu, precisa de água fresca todos os dias para sobreviver. Por isso é conveniente que a mudes todos os dias e que limpes regularmente o seu bebedouro.
A alimentação:
Uma parte importante da dieta do canário e feita com gramíneas. Para oferecer a maior variedade ao pássaro, mistura sementes (uma boa mistura deve ter pelo menos cinco classes de semente entre eles sejam alpista, milho, avelã, girassol, etc).
Atenção! O canário come o interior da semente e as cascas normalmente caem no comedouro. Por isso, apesar de parecer cheio, deverá estar cheio de cascas lá dentro. Para resolver isto tens duas opções: Colocar pouca quantidade de comida no comedouro e esvaziá-lo todos os dias ou tirar as cascas vazias.
É aconselhável dar verduras e fruta por vezes como suplemento da sua alimentação. Os canários gostam de maçãs, peras, alfaces, cenouras cozidas ou cruas.
A gaiola:
O problema do fundo da gaiola é a sua eficácia e custo. Os fundos das gaiolas vendidos nas lojas são a solução mais simples mas a mais cara. Em todo o caso, deves conseguir fazer com que os excrementos sejam bem limpos para que o canário não as pise e fique preso.
O banho:
Alguns canários não gostam de banho, preferem um bom duche. Utiliza um frasco de plástico com vaporizador manual e enche de água. No Verão, podes “borrifar” o canário uma vez por dia e no Inverno duas ou três vezes por semana. Fá-lo para que a plumagem do pássaro fique cheia de água, mas não faças até que pingue. Se há a mínima corrente de ar, não o faças. Dá-lhe banho pela manhã para que seque ao longo do dia e possa dormir sem ter frio. A maioria dos canários prefere uma água pouco fria.
Fonte:
MUNDO ENTRE PATAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário