quarta-feira, 20 de abril de 2016

Orteoartrose em cães idosos


A osteoartrose é a causa mais comum de claudicação (manqueira) em cães. Causada pela degeneração da cartilagem que reveste as articulações, trata-se de uma doença dolorosa capaz de diminuir seriamente a qualidade de vida de seu cão. Os cães idosos são frequentemente acometidos.
É possível tratar a osteoartrose?

Em cães adultos, as células articulares são mais lentas para regenerar. Isso significa que não existe cura natural para osteoartrose. Os tratamentos visam suprimir a dor, melhorar a mobilidade do cão e retardar a evolução da doença. O Veterinário será capaz de explicar as possibilidades clínicas (ou cirúrgicas) para o caso de seu cão.
Se você não cuidar das articulações de seu cão, a mobilidade dele sofrerá um rápido declínio. Os cães com osteoartrose grave podem sofrer de total rigidez em seus membros.

A nutrição pode ajudar a proteger as articulações

Caso seu cão esteja com peso acima do ideal (ou seja, com sobrepeso), a prioridade deve ser ajudá-lo a atingir um peso ideal. Com um peso menor, as articulações serão aliviadas.

Uma série de nutrientes específicos também pode ter efeitos benéficos sobre as articulações.

- Os dois nutrientes mais bem-conhecidos são a glicosamina e o sulfato de condroitina, duas moléculas encontradas naturalmente na cartilagem. O consumo diário de glicosamina e condroitina é particularmente valioso para cães grandes e pesados.

- Ácidos graxos ômega-3 (presentes em óleos de peixe) também ajudam a diminuir a velocidade da inflamação nas articulações. Esses ácidos graxos atuam como anti-inflamatórios naturais e não apresentam efeitos colaterais notáveis.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário