Pelos coloridos
Nem tudo o que é bonito para nós é divertido para eles. É comum donos usarem seus animais para expressar o seu espírito de festas ou o amor por um time, por exemplo. E enquanto uma roupinha verde-amarela ou uma coleira "natalina" são inofensivos, outras práticas prejudicam a saúde do pet.
Você sabia que o papel crepom possui substâncias tóxicas? Essa e outras tinturas podem causar queda de pelo e alergia se não forem específicas para a espécie e aplicadas por um profissional. Não utilize produtos na região dos olhos e mucosas e evite submeter o seu pet a procedimentos incômodos desnecessários.
Os animais são seres sencientes, ou seja, sentem dor e desconforto assim como nós e não devem ser tratados como objetos para a expressão da nossa personalidade.
Nem brinde, nem brinquedo
Em comemorações populares, como as tradicionais festas juninas, é comum ver animais sendo oferecidos como "brindes" em barracas de jogos ou como atrativo para as crianças. Os animais nunca devem ser tratados como mercadoria. Até mesmo a adoção deve ser feita de forma consciente e não impulsiva: levar um animal para casa significa assumir a responsabilidade por outra vida. Você está preparado para alimentar, cuidar e dar abrigo constante para este animal? Conhece as suas necessidades e hábitos naturais? Sabe o tempo médio de vida da espécie? Essas questões devem ser levadas em conta antes de assumir o compromisso para que se evite futuros abandonos.
Além disso muitos dos animais oferecidos em feiras ou festas populares são submetidos à tintura, por vezes tóxica (como explicado anteriormente), e a um confinamento inadequado. Sejam pintinhos ou filhotes de coelho, nenhum animal deve ser mantido em um espaço pequeno ou amontoado que restrinja os seus movimentos – causando estresse e até mesmo ferimentos –, o que vale também para os peixes aprisionados em sacos plásticos, por longas horas. Os animais devem ainda ter acesso a alimento, água, sombra e proteção contra o frio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário