O mundo está repleto de animais de diferentes tamanhos, espécies e habitats. O próprio ser humano é um animal, que vive tentando se ligar aos outros animais. No entanto nem todos os animais são dóceis e amigáveis, pelo que é importante saber de quais se manter afastado.
-
Hipopótamo
Este mamífero parece tranquilo, inofensivo e vagaroso, no entanto lidera a lista dos animais mais perigosos em todo o mundo devido à sua imprevisibilidade e ataques impiedosos. Com suas 3,6 toneladas e boca que abre até 1,2 metros pode desfazer em segundos qualquer outro animal que esteja invadindo seu território ou que represente uma ameaça para seus filhotes. Você com certeza não vai querer irritá-lo!
-
Tubarão-branco
Este não é surpresa: todo o ano ouvimos falar em ataques de tubarão branco, o que faz dele a criatura marinha mais temida, quer para os humanos quer para os animais que partilham o habitat com ele. Seus 300 dentes afiados estão preparados para desfazer qualquer coisa que se atravesse em seu caminho, e se sentir o cheiro a sangue por perto torna-se um predador ainda mais feroz.
Imagem: online24.pt
-
Água-viva australiana
As águas-vivas dão um espetáculo incrível com sua forma misteriosa e movimentos hipnotizantes, mas nós aconselhamos que as continue vendo apenas na televisão. Seus longos tentáculos possuem uma toxina tão poderosa que é capaz de matar um ser humano em segundos. Os poucos sobreviventes de um ataque de Água-viva Australiana descrevem a experiência como um choque eléctrico de dor insuportável.
Imagem: life-sea.blogspot.pt
-
Cobras e serpentes
Todos sabemos que as cobras e serpentes são dos animais mais perigosos que passeiam pelo planeta terra, e algumas espécies lideram a lista das mais venenosas e mortais do mundo, como o caso da Mamba-negra, Cobra-Naja, Cobra Asiática, Cobra Real, entre outras. Os habitats das cobras e serpentes mais ameaçadoras são maioritariamente em África, Austrália e Ásia e todos os anos causam milhões de mortes por envenenamento.
-
Mosquito
Parecem simplesmente irritantes, causadores de coceira e de zumbido que não nos deixa dormir, mas na verdade são um dos animais mais perigosos e mortais do mundo. A razão é que certas espécies de mosquito transportam consigo vírus de doenças fatais como a Malária e febre amarela, que causam a morte de milhares de pessoas todos os anos. Habitam sobretudo em regiões tropicais mas conseguem também sobreviver bem ao frio.
-
Dragão de Komodo
Imagine uma serpente com pernas e aspeto de crocodilo e terá uma imagem bem próxima de um Dragão de Komodo, também chamado de Crocodilo-da-terra. Tal como essa espécie, este réptil mata por envenenamento, através de picadas letais. Habita em algumas ilhas da Indonésia e chega a medir 3 metros, o que faz dele um lagarto bem curioso. No entanto não deixe sua curiosidade chegar muito perto, o Dragão de Komono é um animal bem instável.
-
Crocodilo
O crocodilo é outro animais que, com certeza, todo mundo sabe que não é de confiança. Apenas seu ar é ameaçador o suficiente, com grandes mandíbulas, 6 metros de comprimento e chegando a pesar 1 tonelada em algumas espécies. Seu principal alvo não são os humanos, mas não é por isso que vão deixar impunes os que se atravessarem em seu caminho. Dentro do grupo dos crocodilos os mais perigosos são o crocodilo de água salgada e o crocodilo do Nilo.
-
Búfalo selvagem africano
Seu grande porte e imponentes chifres impõem respeito, e de fato este animal deve ser respeitado, pois todos os anos causa a morte a centenas de pessoas. Em África, continente onde pode ser encontrado, é conhecido também por "morte negra" devido ao fato de atacar em manada, tornando impossível a fuga de qualquer presa. Por isso já sabe: se estiver passeando calmamente em uma savana africana e avistar um grupo de búfalos correndo em sua direção, isso com certeza não é bom sinal.
Imagem: achetudoeregiao.com.br
-
Escorpião-amarelo
Pode ser encontrado em zonas de matagal, sobretudo no sudeste brasileiro e seu tamanho não deve ser de todo ignorado, pois quanto mais pequeno mais perigoso é. Sua cauda transporta um veneno bem poderoso que causa a morte por parada respiratória, no entanto muitas vítimas conseguem sobreviver recorrendo logo de imediato a ajuda médica. De qualquer jeito não confie, e se se cruzar com este bicho, desvie de seu caminho.
Imagem: senado.gov.br
-
Aranhas
Tal como as cobras e serpentes, o grupo das aranhas engloba várias espécies bem perigosas e ameaçadoras. É o caso da Viúva-negra, Solífugo, Aranha-armadeira entre outras. Muitas delas são comuns no território australiano e brasileiro, no entanto não se assuste pois existem antídotos eficazes. Certas espécies não transportam veneno, mas atacam com ferozes picadas que irão deixar igualmente uma dolorosa recordação.
-
Outros animais perigosos
Além dos listados, existem muitos outros animais considerados perigosos, tal como o Urso Polar, o Urso Pardo, Sapo Azul, Leão Africano, Elefante e outros. No entanto há um aspeto a ter em conta: certas espécies são consideradas extremamente perigosas por seus ataques ferozes a outras espécies de animais que não os humanos, pelo que, apesar de representarem perigo, não são propriamente ameaçadores para as pessoas. Muitas vezes atacam apenas para se defender e não por se quererem alimentar, pelo que, baseando-nos nessa lógica, poderíamos considerar muitos outros animais nesta lista.
Conselhos
- Quando estiver próximo de qualquer um dos animais referidos lembre-se que a curiosidade poderá ser seu pior aliado e afaste-se. Se pretender observar qualquer destas espécies faça-o de forma segura, por exemplo, visitando um Zoológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário