terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Comportamento: Como lidar com cães ciumentos






É só alguém se aproximar do dono para o cachorro latir, pular e rosnar? Quem é que presenciou situação parecida?

Existem pessoas que acham esse comportamento bonitinho, afinal, o cachorro está “defendendo” o dono, mas só quem vive com esse mau hábito sabe o quanto ele incomoda.

Alguns cães agem dessa forma quando o filho se aproxima dos pais, interferem no abraço do casal, quando a visita vai cumprimentar o dono, ou na rua, quando alguém vai somente pedir informações e a pessoa não consegue responder por que os latidos são altos. O próprio dono evita essas situações para não estressar o cão ou evitar uma mordida na outra pessoa.

Mas, é possível mudar essa rotina. A primeira providência é não provocar o cachorro quando for abraçar alguém, por exemplo. Não faça e não permita que ninguém faça isso para instigar esse comportamento no cão - mas, não deixe de abraçar ou cumprimentar as pessoas. Para treinar, coloque o seu pet na guia e, antes que ele fique com ciúmes, faça uma chuva de pequenos pedacinhos de petisco. Assim, ele vai começar a achar uma delícia quando alguém se aproximar de você.

Mostre para o cachorro que ele não precisa se preocupar com essas situações. Quando você se aproximar de alguém, faça carinho nele e elogie sempre, para que ele perceba que ele não perde sua atenção: não é porque tem mais uma pessoa com você que ele será esquecido.

Essa mesma técnica vale se o seu cãozinho tiver ciúmes de outros cães. Mostre para ele que sempre que o outro cão se aproxima, ele ganha um pedacinho de petisco ou carinho, e muitos elogios. Use a guia para treinar caso o seu cachorro for muito ciumento e chegar a atacar. Com ela, você mantém uma distância segura do outro cão e ninguém sairá machucado. Além disso, com a própria guia, frustrando o seu cachorro, ele entenderá que atacar não é legal, mas que, se ele se aproximar de outros animais, terá muitas vantagens.



Fonte:
http://www.petshopmagazine.com.br/2015-04-comportamento-como-lidar-com-caes-ciumentos-19160


Nenhum comentário:

Postar um comentário