segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Qual o melhor tipo de alimento para pets? Alimentos caseiros ou industrializados?

 
 
Alimentos caseiros muitas vezes são chamados de "dietas naturais" 
 
Nos últimos anos, os animais de companhia ganharam novo status perante a sociedade e hoje são considerados como membros da família por muitos proprietários. Neste sentido, nada mais natural que as pessoas desejassem fornecer para seus cães e gatos aquilo que eles mesmos consomem no dia a dia.
 Entretanto, cuidado! Alguns pontos devem ser considerados antes de fornecermos qualquer alimento para os animais.

O principal ponto que devemos ter em mente é que alimentos caseiros não são restos de mesa (sobras de nossas refeições) e o preparo de alimentos específicos para animais de companhia é diferente do que preparamos para humanos.

Alimentos caseiros são dietas formuladas por especialistas (Zootecnistas ou Veterinários que tenham conhecimento em nutrição) a partir de ingredientes disponíveis para o proprietário. Estes alimentos, quando formulados por profissionais qualificados, podem fornecer todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento, saúde e qualidade de vida dos animais tanto quanto um alimento comercial.

Os alimentos caseiros muitas vezes são chamados de “dietas naturais” e devido a isso tem gerado interpretações errôneas por alguns profissionais e proprietários. A alimentação "natural" não difere da alimentação caseira, na realidade, são nomenclaturas diferentes para definir o mesmo tipo de dieta. Outros alimentos encontrados no mercado que têm gerado confusão ao consumidor são os alimentos intitulados orgânicos! Estes alimentos também são alimentos caseiros “naturais”, no entanto, para serem considerados como alimentos orgânicos, sua fórmula deve conter mais de 95% dos ingredientes certificados como orgânicos. Ainda, pode ser encontrado no mercado alimentos com a descrição “contém ingredientes orgânicos”, desde que mais de 70% dos ingredientes possuam certificado de orgânico.

Os alimentos caseiros geralmente são recomendados para animais que têm “apetite caprichoso”, ou seja, aqueles que não se adaptaram bem as dietas secas e não consomem de forma alguma os alimentos comerciais. Este tipo de alimento também é recomendado para animais que possuem hipersensibilidade alimentar (alergia a algum componente da dieta, geralmente proteínas com peso molecular acima de 20.000 Dalton) comprovada em testes laboratoriais. Os alimentos caseiros podem ser mais atrativos e palatáveis para os animais, pois possuem aromas, sabores e texturas que despertam maior interesse ao animal. Por outro lado, geralmente são mais caros, difíceis de armazenar e exigem maior controle biológico para evitar contaminações.

No Brasil, os alimentos comerciais são regulamentados e classificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) através da instrução normativa 30 (IN 30, 2009). Os alimentos são classificados em 4 categorias: alimentos completos e balanceados; alimentos coadjuvantes; alimentos específicos e produtos mastigáveis, definidos da seguinte forma:

• Alimento completo: é um produto composto por ingredientes ou matérias -primas e aditivos destinado exclusivamente à alimentação de animais de companhia, capaz de atender integralmente suas exigências nutricionais, podendo possuir propriedades específicas ou funcionais;

• Alimento coadjuvante: é um produto composto por ingredientes ou matérias primas ou aditivos destinado exclusivamente à alimentação de animais de companhia com distúrbios fisiológicos ou metabólicos, capaz de atender integralmente suas exigências nutricionais específicas, cuja formulação é incondicionalmente privada de qualquer agente farmacológico ativo;

• Alimento específico: é um produto composto por ingredientes ou matérias -primas ou aditivos destinado exclusivamente à alimentação de animais de companhia com finalidade de agrado, prêmio ou recompensa e que não se caracteriza como alimento completo, podendo possuir propriedades específicas.

• Produto mastigável: é um produto à base de subprodutos de origem animal, podendo conter ingredientes de origem vegetal, destinado exclusivamente aos animais de companhia, com objetivo de diversão ou agrado, com valor nutricional desprezível.

Fonte:
http://www.portaleducacao.com.br/veterinaria/artigos/64017/tipos-de-alimentos-para-animais-de-companhia-alimentos-caseiros-ou-comerciais#ixzz3p3H4wTBX
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário