Com relação à obesidade de um cão jovem, é importante saber que normalmente ocorre um aumento tanto do número, quanto do tamanho dos adipócitos do corpo, chamada obesidade hiperplásica, e seu tratamento é mais difícil do que a obesidade hipertrófica, onde ocorre somente o aumento do tamanho dos adipócitos.
A existência de um aumento no número de adipócitos produz um aumento da predisposição da obesidade na idade adulta, assim como uma maior dificuldade de manter o peso.
Um tema de grande importância nesta fase é o crescimento ósseo, que está relacionado tanto com a nutrição quanto com atividade física e não apenas para as raças grandes, mas para as miniaturas também.
Portanto, além de receber a alimentação adequada durante o crescimento, os filhotes em crescimento devem realizar períodos regulares de exercício como correr, nadar, caçar e etc., pois o exercício contribui para obter um equilíbrio energético adequado e manter um desenvolvimento muscular normal.
É recomendável que os exercícios sejam praticados de 20 a 40 minutos por dia, já que o excesso é prejudicial, pois pode sobrecarregar de forma prolongada as articulações em desenvolvimento, principalmente em raças grandes ou gigantes.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário