sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Cuidado! Falta de casqueamento pode prejudicar sua produção pecuária



Os cuidados com os cascos dos bovinos são essênciais, tanto na pecuária leiteira como na de corte, tendo em vista que, os animais podem ser acometidos por doenças causando grandes prejuízos à produção. Animais que vivem em condições inadequadas de manejo e sanidade, ficam expostos às bactérias nocivas que causam danos ao casco, instalações que não são limpas adequadamente em que há acúmulo de fezes e urina estão propícias ao desenvolvimento dessas bactérias.

As deformações ocorrentes devido ao manejo inadequado ou à falta de higiene causam deformidades nos cascos dos animais, fazendo com que o peso fique mal distribuído entre as unhas e entre partes próprias da unha, o que leva a ocorrência de lesões como: dermatites que pode ser interdigital ou digital; laminites agudas ou crônicas; erosão da úngula; úlcera de sola; fissuras longitudinais e horizontais.

O casqueamento preventivo é realizado objetivando restabelecer a distribuição de peso nas unhas e entre elas, identificando e removendo lesões ainda no estágio inicial, para que não haja o desenvolvimento de uma possível claudicação.

A prevenção de doenças decorrentes do manejo inadequado deve ser feito com a limpeza diária das instalações, os animais também necessitam de espaços maiores para se movimentarem evitando o acúmulo de substâncias vasoativas que seriam bombeadas do casco no processo de locomoção.Também é preciso que seja oferecido aos animais, lugares confortáveis para o descanso, pois animais que ficam muito tempo em pé sobre o piso duro há a possibilidade da liberação de agentes inflamatórios que interferem na formação de qualidade do casco. Se os cuidados necessários forem tomados, o possível desenvolvimento de doenças relacionadas ao casco poderá ser evitada, e assim a sanidade e consequentemente a lucratividade do rebanho estarão garantidas.
 
Fonte:
http://www.shopveterinario.com.br/noticias/cuidado-falta-de-casqueamento-pode-prejudicar-sua-producao-pecuaria/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário