O período de lactação é um dos maiores desafios para o animal, pois as necessidades energéticas são muito altas, devido à elevada produção e alto valor energético do leite da cadela, sendo importantíssimo o valor adequado de calorias.
Durante a amamentação as cadelas poderão perder peso, porém não deve passar de 10% de seu peso normal.
Também é importantíssima uma adequada ingestão de água, pois a cadela poderá apresentar uma exigência três vezes maior que sua necessidade de manutenção, portanto a água deve ser fornecida sempre limpa, fresca e à vontade. Inicialmente um consumo inadequado poderá causar importante diminuição na produção de leite e em casos mais graves, desidratação que poderá levá-la até a morte.
A alta ingestão energética permite uma produção de leite suficiente, previne uma perda de peso acentuada e garante um aleitamento adequado aos filhotes até 21 dias de idade. Período em que ocorre o pré-desmame.
Deve-se diminuir gradativamente a quantidade de comida oferecida à mãe, para que no desmame seu consumo seja inferior ao acréscimo de 50% sobre suas necessidades de manutenção.
Na terceira ou quarta semana após o parto começa a introdução de uma dieta sólida ou semisólida aos filhotes. Após a quarta semana a quantidade de leite consumida pelos filhotes diminuí e aumenta gradualmente a ingestão de alimentos sólidos.
No dia do desmame, a cadela com bom estado físico, deve ficar em jejum alimentar durante 24 horas e nos dias seguintes sua ração diária deve ser reintroduzida numa proporção de 25%, 50%, 75% e 100% de seu nível de manutenção.
Dica importante:
É evidente a importância de um correto manejo nutricional para cadelas em manutenção, gestação e lactação, pois assim começaremos uma vida de maneira adequada, gerando filhotes mais saudáveis, que terão um desenvolvimento normal e uma maior longevidade. Oferecendo assim melhores condições em todas as etapas da vida desses animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário