domingo, 5 de julho de 2015

Animais Exóticos: Ratos

Ratos




Aquela imagem de bicho asqueroso, nojento, transmissor de doenças, do rato, está sendo trocada pela de um excelente companheiro de estimação, na cabeça de muitas pessoas que criam e estão interessadas em criar esse animalzinho peludo.


As espécies podem variar entre os camundongos ou topolinos e omecol ou twister. São animais bastante ágeis, bons de escalada, nado, mergulho e saltos. Tem sentidos como audição, olfato e paladar bem desenvolvidos.


São animais que se socializados, se tornam amáveis e deixam de ser agressivos. Para adquirir um, dirija-se a um pet shop ou diretamente a um criador. Procure comprar um filhote e busque por sinais de saúde no animal (aspecto dos olhos, pelo e cauda).


Geralmente, eles vivem em colônia, mas dê preferência pela criação de duas fêmeas, ou um casal, pois dois machos podem brigar pelo território. Procure criá-los em uma gaiola com espaço suficiente, ou um aquário. Em geral, os ratos têm hábitos noturnos, mas dependendo do horário em que são alimentados, podem ser tornar diurnos. A alimentação deve ser baseada em ração, grãos e legumes, vegetais e frutas (semelhante ao paladar do hamster). Disponibilize água fresca em um bebedouro e não alimente demasiadamente o animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário