domingo, 5 de julho de 2015

Animais exóticos: Iguana

Em sua maioria, os animais exóticos são animais silvestres autorizados pelo IBAMA para a criação doméstica. Eles estão criando popularidade entre os brasileiros, mas em outros países já fazem o maior sucesso. Antes de adquirir o seu animal exótico, certifique-se que ele possua autorização para ser comercializado e nota fiscal que comprove sua origem.



Iguana



A Iguana é um dos répteis mais criados em cativeiro. São animais que podem atingir os 180 cm, sendo que a cauda cobre dois terços disso, e gostam de viver em árvores. Os melhores ambientes para a sua criação devem ser de clima tropical úmido. Podem viver até os 15 anos e pesar em torno de 10kg.
São animais que se alimentam de plantas, gostam de repousar ao sol e vivem em árvores. Ou seja, o seu ambiente em cativeiro deve ser o mais semelhante possível disso.

 A temperatura ideal do ambiente deve girar entre os 33ºC, pela manhã, e 20ºC, à noite, pois são animais de sangue frio. É muito importante fornecer 14h de luz e 10h de ausência de luz por dia. Dependendo de onde viva, e não tenha acesso a luz solar, compre lâmpadas que emitam radiação UVB, pois as iguanas necessitam também dessa luz. Nos meses mais secos, algumas iguanas gostam de tomar banho. 

A gaiola deve dispor de locais apropriados para que o lagarto se esconda na sombra, com um piso adequado, ramos e pedras para eventuais exercícios e plantam que mantenham a umidade do ambiente. Disponibilize água fresca e limpa para o animal beber. A dieta é composta por vegetais e frutos, fornecidos em pedaços. Animais mais velhos, se alimentam uma vez por dia; os mais novos, duas vezes por dia.

Outros lagartos que também podem ser criados como animal de estimação, são os teiú-argentino, brasileiro e o camaleão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário