domingo, 5 de julho de 2015

Animais exóticos: Jiboia

Jiboia





A Jiboia, assim como outros representantes da família Boidae, como apíton, sucuri e periquitamboia, dentre outras espécies, são as principais cobras adoradas como animais domésticos pelos admiradores de répteis. A facilidade em manter esse tipo de animal em cativeiro, além da sua docilidade e beleza, são um dos principais fatores de sua criação.


A primeira coisa a se pensar quando decidir criar uma cobra, é sobre o espaço em que ela será criada. Esse espaço é o terrário, que deve ter 2/3 do tamanho total do animal, sendo que altura e largura com proporções de 1/3 do comprimento do animal.

O local deve ser bem arejado, com temperatura controlada por um termostato, entre 25ºC e 30ºC. No fundo do terrário, utilize um substrato para absorver a urina e as fezes do animal. Adquira o terrário em pet shops, de preferência, pois já vem adaptado para isso. O terrário também deve ter lugares quentes e frios, para a jiboia escolher onde ficar.

De preferência, alimente a cobra com camundongos vivos, vendidos para essa finalidade em pet shops ou criadores. Tire-a do terrário para ser alimentada. Ao manuseá-la, cuidado com mordidas, pois um animal desse porte pode causar grandes estragos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário