Até mesmo gatos que vivam em apartamentos sem acesso à rua devem tomar banho. A frequência mínima recomendada de banhos para um gato é de no mínimo uma vez por mês, dependendo do tipo de pelagem do seu gato.
Um banho seguido por uma boa escovação irá reduzir consideravelmente a quantidade de pelos soltos que podem se espalhar pela casa. Trata-se de uma questão de higiene básica para você e seu felino de estimação.
Dar banho no gato não é coisa absurda! Para a boa saúde e higiene, pelo menos uma vez por mês é interessante que seu gato tome um bom banho. Apesar da fama de serem animais “limpos” por fazerem sua própria higiene, o banho comum é necessário para eliminar sujeira e pelos mortos ajudando a pelagem do gato, curta ou longa, a ficar sempre bonita. Através do banho são eliminados excesso de pelos mortos, ajudando a evitar as famosas bolas de pelo que podem prejudicar a saúde do felino.
Existe o mito de que gatos não gostam de água e irão repudiar o banho. É interessante que ogatinho seja acostumado desde filhote ao banho tradicional. Gatos podem gostar da água, sim, e curtir o banho. A água do banho deve ser sempre morna.
Gatos de pelagem clara podem demandar banhos mais frequentes para manter o pelo bonito. Mas lembre-se de que o pelo do gato é diferente do pelo do cão. Use produtos próprios para o banho em felinos. Xampus de acordo com o tipo e cor de pelagem do seu gato são recomendáveis. Finalizar o banho com um condicionador apropriado é importante. Gatos de pelagem longa também podem ser submetidos a uma tosa higiênica, principalmente nas épocas mais quentes do ano.
Fonte: