Verdade
Os cavalos adultos podem dormir em pé ou deitados. Isso irá depender do grau de segurança que o animal estiver sentindo. “Quando eles dormem em pé estão seguindo seu instinto, é como uma forma de defesa de predadores”, explica Regis Franco, zootecnista da Pet Society (SP).
O equino só deitará se perceber que está em um local protegido e que não precisará se levantar rapidamente para fugir de ameaças. Já os potros (como são chamados os filhotes de cavalos) dormem sempre deitados. Ao dormir em pé, o animal só atinge as primeiras fases do sono e não chega nem a sonhar. “À noite e quando se sentir seguro, ele vai deitar para alcançar o sono profundo”, afirma Franco.
Contudo, quando o equino adulto permanece mais tempo deitado, é preciso ficar atento e levá-lo ao veterinário, pois pode ser sinal de doença ou de algum problema no sistema locomotor. Vale lembrar que, em pé ou deitado, o animal nunca deve ser acordado. “O cavalo é uma presa e por isso permanece alerta a maior parte do tempo. Caso ele se assuste com a chegada de uma pessoa, pode machucá-la”, conta Roberta Brandi, professora da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP (SP).
Mas ele não cai?
Ao contrário de muitos animais que acabam literalmente caindo de sono, os cavalos conseguem dormir em pé graças aos suspensores do boleto, ou seja, ligamentos especiais que atuam como um sistema de travamento das pernas e impedem-nas de dobrar. “Os cavalos também são capazes de alternar o suporte das patas quando dormem em pé. Eles apoiam grande parte do seu peso nas patas dianteiras e o restante nas traseiras”, explica o zootecnista Regis Franco.
Hora de dormir
- Quando um cavalo deita e se levanta várias vezes durante o dia, pode ser que ele esteja com algum desconforto ou se encontre até mesmo em estado febril. É indicado levá-lo ao veterinário.
- As girafas também dormem em pé ou sentadas com o pescoço esticado. Assim como os cavalos, elas relaxam mais para dormir quando se sentem seguras, podendo até deitar o pescoço no dorso.
- Nenhum animal deve ser acordado abruptamente enquanto estiver dormindo, pois pode se assustar e reagir de maneira agressiva.
- Um elefante dorminhoco causou um engarrafamento no parque inglês West Midland Safari por ter cochilado na pista de carros. Sem possibilidade de desvio, os motoristas precisaram esperar o grandalhão acordar para seguir viagem.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário