quinta-feira, 5 de março de 2015

RGA "Registro Geral Animal" - O registro é a maneira mais eficiente para identificação do animal, pois é a sua carteira de identidade.




Se você tem um animal de estimação e ainda não fez o RGA, e não sabe o que é, leia esse artigo esaiba tudo sobre o RGA, o que,  é onde tirar e para que ele serve.

O que é RGA?

O Registro Geral Animal (RGA) serve para identificar os bichos, ele é como uma espécie de carteira de identidade: quando o RGA é feito, o animal recebe uma coleira onde tem uma plaqueta com um número de identificação do animal e deve usá-la sempre. Já o dono ganhauma carteira com todos os dados do animal de estimação.
Em São Paulo, fazer esse documento para cães e gatos já é obrigatório por lei, e que não o faz pode pagar multa.

Quando o registro é feito, na hora eles recebem também a vacina contra a raiva, se ainda não a tomaram. Ele será muito útil no caso do animal se perder, pois se ele estiver na rua e for apreendido será possível identificá-lo e devolver à seu dono.

Onde é Feito?

O RGA  pode ser feito no Centro de Controle de Zoonoses ou em outros estabelecimentos veterinários credenciados. Você deve levar alguns documentos: CPF, RG, comprovante de residência e atestado de vacina emitido e assinado por um veterinário ou pela Prefeitura Municipal de São Paulo, expedido no máximo 12 meses antes do RGA. O número que cada animal recebe é único e permanente: caso a plaqueta seja perdida, outra deve ser providenciada,nesse caso, um novo número é feito e o RGA anterior é cancelado.
Para retirar a segunda via do RGA, é só ir até um dos estabelecimentos credenciados. Enquanto ela não fica pronta, você pode  comprovar a posse do animal com uma cópia do pedido do novo RGA. Em caso de morte do animal o documento também deverá ser cancelado.

Transferência de RGA

É possível também ser feita a tranferência de RGA quando alguém compra ou adota, um animal que já possui RGA, deve ir a um dos estabelecimentos creenciados e atualizar os dados,substituindo as informações do dono anterior pelas suas. Enquanto esta atualização não é realizada, o antigo dono continua sendo considerado o responsável pelo bicho.

Quanto Custa ?

O custo para fazer a identificação do animal é muito baixo. 
E existem ainda locais que fazem o documento gratuitamente, então não perca mais tempo faça já o RGA de seu bicho de estimação! – 

.Quem é dono assume!

O registro é a maneira mais eficiente para identificação do animal, pois é a sua carteira de identidade.


FONTE:
NoteAqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário