quinta-feira, 5 de março de 2015

Levando seu gato para a clínica




Nunca viaje com o seu gato sem o colocar na caixa transportadora.

Escolha uma transportadora robusta que se abra a partir do topo e na parte dianteira.

Esta também deve poder ser desmontada no meio. Concentre-se nos aspetos práticos e funcionais e evite transportadoras extravagantes.

Deixe a transportadora em casa, num local onde ela pode ser reconhecida pelo gato, permitindo que se torne familiar.

Torne o transporte o mais confortável e familiar quanto possível, colocando algumas roupas suas ou do seu gato, borrife um pouco de feromonas na transportadora no mínimo 30 minutos antes da partida. Não esqueça que o seu gato pode estar doente ou sujar a transportadora durante a viagem, pelo que é uma boa ideia ter alguma peça extra para a viagem de regresso.

Se o seu gato não entrar espontaneamente na transportadora, deve coloca-lo com calma através da abertura superior. Se ele entrar na transportadora, pode envolve-lo numa toalha grossa (contendo o seu cheiro ou feromonas)

Uma vez no carro, evite que a transportadora seja abandonada durante o percurso, colocando-a no banco de trás e com o cinto de segurança. Conduza com cuidado, evite música alta e fale calmamente com ele para o tranquilizar. Alguns gatos gostam de ver o percurso, mas a maioria deles vai apreciar se colocar em cima da transportadora uma toalha.

Quando for de carro para a clínica, evite tremer a transportadora ou bater a mesma contra as suas pernas.

Uma vez na recepção, pergunte onde colocar a transportadora. Recomendamos colocar a extremidade frontal da transportadora na sua direção.

Deve cumprir o protocolo no caminho de regresso para casa.

Por último, se tiver vários gatos, deve ter algumas precauções quando os levar de volta para casa, após uma longa estadia na clínica. 

Deixe o seu gato na transportadora durante algum tempo e veja como os seus outros gatos reagem. Se todos os gatos estiverem calmos, pode abrir a transportadora e deixar o seu gato juntar-se aos companheiros. 

Se sentir tensão entre eles, mantenha o seu gato numa sala separada por um mínimo de 24horas para que volte a ganhar um odor familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário