quinta-feira, 5 de março de 2015

Dicas: "Como cuidar de gatos mais velhos"


Gatos mais velhos são mais sedentários do que os mais jovens, e geralmente domesticam-se mais facilmente, uma vez que são menos 'loucos', mas eles têm problemas de saúde exclusivos, que você deve estar ciente.


Se o seu gato tenta urinar, sem produzir nada na caixa de areia, ele pode ter cristais no trato urinário. Isso é comum em gatos que comem uma dieta “rica em cinzas”, e há alimentos de “baixo teor de cinzas” concebidos especificamente para evitar esta situação. Esta condição deve ser tratada por um veterinário - não vai melhorar por conta própria.
Gatos mais velhos podem facilmente desidratar-se. Um gato nunca deve ser deixado em um carro em um dia quente, mas, gatos mais velhos precisam de acompanhamento especial. A desidratação pode matar um gato dentro de um dia, então não espere se você achar que o seu gato está desidratado. Você pode verificar isso beliscando uma dobra de pele. A pele do gato bem hidratado vai voltar ao lugar quando for solta. Num gato desidratado - na verdade, em qualquer animal - a pele retorna lentamente ao seu lugar. A desidratação é facilmente tratada com seu veterinário, ou se este é um problema crônico, você pode ser ensinado a dar fluidos ao seu gato em casa.
Gatos mais velhos, muitas vezes perdem o sentido do olfato, o que dificulta o apetite, e eles precisam ser estimulados a comer. A perda de peso pode ser perigosa para os gatos, especialmente a rápida perda de peso, que pode causar a muito perigosa - muitas vezes fatal - doença do fígado. Se o seu gato tem comido ração seca a maior parte de sua vida e de repente ficar desinteressado, experimente o alimento enlatado para gato. Isso pode ser apenas o tratamento que ele queria para levá-lo novamente a ficar interessado. Você pode tentar um comedouro de comida enlatada para gatos, com potes de comida para bebê Gerber carne, um grande sucesso com todos os gatos que já tive - tente carneiro e vitela, também. Alguns gatos gostam de alho em pó, outros de creme de milho. Experimente para ver o que funciona para o seu vovô enjoado.
Tratamento da aparência é essencial para os gatos mais velhos. Eles muitas vezes esquecem-se de se limpar, portanto certifique-se de escová-los uma vez por dia. Embaraços no pelo, puxam, e é muito desconfortável, e faz com que o gato ainda se limpe menos. Portanto, mantenha os gatos de pêlos longos livres de embaraços.
Verifique se o seu gato que fica dentro de casa tem muitos de brinquedos para exercícios - um poste de arranhar que ele possa se esticar nele, e coisas para correr e saltar em cima. Subir e descer escadas é um ótimo exercício - tente jogar o rato de brinquedo em cima das escadas. Alguns gatos podem até mesmo ser ensinados a buscar e trazer!
Seu gato pode precisar de verduras em sua dieta, à medida que fica mais velho. Eu tinha um gato que roubou espargos do prato. Tente plantar "erva do gato” para seus gatinhos. Ou oferecer-lhes um feijão verde de seu prato; um número surpreendente de gatos gosta de ter vegetais ocasionalmente. Mas por favor, não dê leite ao gato. Há um clichê que os gatos o adoram, mas todos os gatos são intolerantes à lactose, leite dá-lhes diarréia, que pode levar à desidratação. Uma pequena porção de queijo, talvez, mas sem leite!

Gatos mais velhos costumam desenvolver doenças renais. Na forma aguda, que é bastante grave e possivelmente fatal. Mas um gato com doença renal crônica pode viver mais dois ou três anos, com uma boa qualidade de vida, e com atendimento domiciliar. O tratamento da doença renal crônica é geralmente uma simples questão de fornecer fluidos por via subcutânea para o seu gato em uma programação regular, o que libera os rins e é o equivalente a uma diálise. Envolve bolsas, tubos e agulhas, de uso veterinário, mas é muito simples de fazer sozinho. Se o seu veterinário sugerir um regime regular de fluidos para o seu gato, não diga que você não pode fazer isso e vai deixar o gato sofrer, ou colocá-lo para dormir. Deixe o veterinário lhe mostrar como é fácil, e quando você vir o quanto o gato vai apreciar, o quanto melhor os fluidos vão fazê-lo se sentir, você ficará feliz com o que você fez.

Gatos mais velhos amam um colo, por isso certifique-se de, por uma ou duas horas, se sentar em sua cadeira favorita e “dar um colo” para seu amigo mais antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário