sábado, 31 de janeiro de 2015

Sarna em cães e os sintomas observados



A sarna ataca os cães causando coceira e muito incômodo que leva a abertura de feridas pelo corpo do animal. Existem vários tipos de sarna e a do tipo sarcóptica é uma dermatopatia causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei. Esse ácaro em humanos quando transmitido causa a escabiose, transmitida pelo contato pele com pele também pode afetar outros animais.


A sarna se desenvolve entre os animais quando há a falência imunológica o ácaro se prolifera, tendo em vista que o ácaro vive na pele dos cães. O desenvolvimento também pode ocorrer por predisposição genética, quando os animais acometidos não possuem anticorpos que combate a proliferação do ácaro.


Quando observados sintomas o médico veterinário deve ser consultado, pois ele fará exames que comprovem o ataque da moléstia. O diagnóstico pode ser dado pela biopsia, tratamento mais caro ou por raspado cutâneo, que consiste em raspar a pele do animal e observar a presença do ácaro no microscópio. Outro método de diagnóstico é o tricograma onde se retira o pelo da raiz para análise no microscópio.


Após o diagnóstico o tratamento é feito a base de medicamentos, com xampu usado durante o banho à base de Amitraz e o uso oral de ivermectina.


Fonte:
Shop Veterinário

Nenhum comentário:

Postar um comentário