quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Dermatologia: 5 doenças de pele mais comuns nos cachorros

Você notou que o seu cão está com falhas na pele, queda de pelos e coceira em excesso? Pode ser que ele esteja com alguma doença de pele. Os problemas dermatológicos podem ser comuns em cachorros, portanto verifique os sintomas e livre o seu amigão do incômodo o mais breve possível.

Conheça as doenças de pele mais comuns:


1 - Alergia

• A alergia mais comum entre os quatro patas, sejam cães ou gatos, é a alergia à picada de pulgas. Elas se proliferam com as mudanças bruscas de temperatura e podem ser controladas com inseticidas recomentados pelo veterinário ou até mesmo anticoncepcionais para pulgas;
• Outra alergia comum é a chamada atopia, que nada mais é do que hipersensibilidade a ácaros, bolores e pólen. Pode ser detectada por meio de exame de sangue específico para alergias.
• Alergia alimentar é a terceira mis comum. As relacionadas ao consumo de carne de boi e frangoa  são as mais frequentes.
Doenças comuns nos cachorros

2 - Micose

Costuma atingir cães e gatos com menos de 1 ano de idade e são transmitidas pelo contato com a terra, outros animais ou objetos contaminados, como toalhas e tapetes. Mantenha a higiene para garantir a saúde do seu amigo.

3 - Sarnas

Existem dois tipos de sarnas:
• Escabiose – pode ser transmitida para outros animais e para os homens;
• Sarna Negra –  transmitida da mãe para o filhotinho nas primeiras horas após o nascimento. Pode causar graves lesões e é possível controlá-la, mas nunca curá-la. Fêmeas filhotes, que tiveram sarna negra, não devem procriar para evitar a disseminação da doença.

4 - Infecções bacterianas (Piodermites)

Apesar de serem confundidas com micoses ou alergias, aparecem como consequência delas. A doença assume variados aspectos que se assemelham com as demais dermatites. Ela precisa ser diagnosticada e tratada a partir das suas causas para evitar seu reaparecimento, portanto consulte o veterinário.

5 - Problema hormonal

O Hipotireoidismo e a hiperadrenocorticismo podem se transformar em piodermites crônicas que alteram a cor da pele, além de estarem acompanhadas do sobrepeso. Para evitar as doenças é de extrema importância escovar o pelo do cão diariamente, de acordo com o tipo de pelagem do animal. Manter a higiene e banhos frequentes são recomendados para a prevenção.
Por: Filipi S. A.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário