sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Pneumonia: saiba tudo sobre esta infecção que pode matar os gatos

pneumonia em felinos

Nos gatos, a pneumonia é uma das principais consequências da gripe felina. A infecção dos pulmões pode levar um gato morte em poucos dias sem tratamento. Os sintomas podem ser mais graves quando se trata de um gato filhote, idoso ou naqueles que são portadores da FIV - a 'AIDS Felina'. Veja o que pode ser a causa e o que fazer em caso de suspeita desta grave condição nos gatos.

A infecção dos pulmões nos gatos podem ter diversas causas: infecções decorrentes da gripe do gatos ou até mesmo pela inalação acidental de medicamentos fornecidos de forma errada. Um considerado 'grupo de risco' para pneumonia são os gatos que tenham a FIV, que devem ter atenção especial a qualquer mudança de comportamento, devido ao seu sistema imune comprometido. Além disso, filhotes e gatos idosos podem ser mais sensíveis a doenças do trato respiratório e a pneumonia pode ser uma delas.


Sintomas de pneumonia nos gatos


Caso observe qualquer um destes sintomas, recomenda-se procurar por um veterinário imediatamente!




(Imagem: Shutterstock)


O gato fica bem quietinho e dorme ainda mais que o normal (letargia);


perda de apetite e de peso;


pelo com aspecto feio (quebradiço, opaco e alopecia nos casos crônicos);


tosse;


secreções no nariz;


espirros;


febre;


respiração rápida ou ofegante;

Nos casos muito graves, devido a dificuldade de respirar, os gatos podem apresentar uma coloração pálida nas mucosas da gengiva que podem ser notadas pelo proprietário. Isso ocorre devido a diminuição da capacidade de oxigenação do sangue, devido a infecção e indica um quadro muito grave.


Diagnóstico e tratamento de pneumonia nos gatos
A pneumonia nos gatos é uma doença muito grave e precisa de atendimento urgente!


(Imagem: Shutterstock)

O que pode ser feito em casa até que se consiga socorro veterinário é manter o seu gato em um local com temperatura agradável, em torno de 25 graus e mantenha o ar umidificado (com o uso de um vaporizador, por exemplo).

Forneça água a vontade. A tosse ajuda o gato a expelir a secreção que é produzida pelos pulmões. Por isso jamais dê medicamentos para tosse ao seu gato nesta situação por conta própria, pois isso pode até mesmo complicar mais o caso.

Gatos com pneumonia podem não comer e isso se torna mais um motivo que torna um internamento indispensável. Pelo fato deles cheirarem o alimento antes de alimentar-se, nas pneumonias esta capacidade fica comprometida. 




(Imagem: Shutterstock)

De acordo com a avaliação presencial do médico veterinário, pode existir a necessidade da hospitalização do gato com pneumonia, para administração e de medicamentos de forma intensiva, como via fluidoterapia ou nebulização

Nos quadros graves pode ser necessário o uso de sondas para alimentação (como a intranasal, no gato da foto ao lado) até que os efeitos da medicação façam os efeitos desejados.

Durante a recuperação é fundamental oferecer alimentos que tenham odor agradável que favoreçam o paladar felino, como sachês ou até mesmo atum enlatado para estimular o apetite.


Prevenção de pneumonia nos gatos
A pneumonia nos gatos pode ser causada pela administração incorreta de produtos para combater bolas de pelo ou por medicamentos fornecidos de forma inadequada


(Imagem: Shutterstock)

Em casos assim, a pneumonia é causada pelo uso de certos produtos, como óleo mineral dado para evitar bolas de pelos que quando adminstrado de forma forçada, ao invés de ir para o estômago são aspirados pelos gatos e atingem diretamente os pulmões. Estes casos, chamados de pneumonias por aspiração são acidentais e podem ser facilmente evitados.

Uma dica para evitar esse tipo de problema é fornecer sempre produtos palatáveis para este fim, ou seja, que o gato coma sozinho ou mesmo vale tentar misturar eventualmente produto na comida. Se o seu gato precisa tomar algum medicamento via oral que seja líquido, como um xarope, é fundamental fazê-lo da forma correta e evitar estes acidentes. Saiba como dar medicamentos ao seu gato de forma correta clicando no link para o artigo a seguir:

Os gatos podem 'esconder' suas doenças e por isso muitas vezes o proprietário percebe os sintomas da pneumonia muito tarde. Prestar atenção aos hábitos de alimentação e condição do pelo são fundamentais para garantir a saúde do seu animal de estimação.

Para prevenção de doenças do trato respiratório dos gatos, a vacinação é imprescindível! Mantenha sempre as vacinas do seu gato em dia. Confira mais sobre a gripe entre os gatos nos artigos a seguir:


Nenhum comentário:

Postar um comentário