sexta-feira, 21 de novembro de 2014

"Pet-bússola"? Estudo mostra que cães são sensíveis ao campo magnético da Terra

(Imagem: reprodução Frontiers of Zoology Acesso em 05.01.2014)

Agora sim, uma explicação científica do motivo das voltinhas que os cachorros dão em torno de si mesmos na hora de fazer as suas necessidades. Eles estão tentando alinhar seus corpos de acordo com o eixo magnético da Terra.

Pode parecer maluco, mas essa pesquisa conduzida por pesquisadores da Czech University of Life Sciences e da University of Duisburg-Essen, na Alemanha, demonstraram, pela primeira vez, como o campo magnético tem realmente efeitos no comportamento dos cães.

Diversas espécies de mamíferos alinham naturalmente o eixo do seu corpo de acordo com o campo magnético da Terra, como uma espécie de bússola. Essa é uma forma de diversos animais se localizarem no seu habitat natural. Isso já foi demonstrado em espécies selvagens.

O trabalho publicado na revista científica Frontiers in Zoology, em dezembro de 2013, demonstrou que cães são sbastante ensíveis ao campo magnético da Terra. Um dos achados mais controversos da pesquisa é que os cães, quando giram seus corpos ao defecarem, estão alinhando seu próprio eixo corporal no sentido norte-sul. O experimento foi feito através de medições específicas em um círculo, feitas em volta dos locais aonde cachorros, fora da coleira, em um campo livre, tinham acesso ao local que escolhessem para fazer suas “necessidades”.

Essa é a primeira vez que foi demonstrado que cães têm sensibilidade ao magnetismo da terra e, como essa é uma reação comportamental mensurável, ela pode ser utilizada, por exemplo, para avaliar alguma possível variação no campo magnético. Variações ocorrem em situações como nas chuvas de meteoros e tempestades solares.

No próximo passeio com seu cachorro, preste atenção em quantas voltinhas ele dá em torno de si mesmo, quem sabe ele está querendo dizer algo? Além disso, seja educado e não se esqueça de recolher as fezes dele!

Fonte:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário