sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Não é fácil identificar um animalzinho doente, mas alguns sinais são imprescindíveis para que fiquemos alertas

Nem sempre é fácil identificar um animalzinho doente, mas alguns sinais são imprescindíveis para que fiquemos alertas: diarréia, perda de apetite, mudança na cor e na frequência da urina, prostração, febre, secreção ocular “esverdeada”, são alguns dos sinais que devemos observar e que não exigem olho clínico para identificar. Claro, quanto mais você conhecer seu cão, mais fácil será. Algumas das coisas a procurar são básicas: comece observando o modo que seu cão olha, age, come e bebe. Por exemplo, pode parecer que ele ganhou peso, mesmo se seu apetite não mudou muito, ou como se estivesse perdendo peso, mesmo se estiver comendo mais. Uma alteração de 10% no peso, que poderia ser tão pouco quanto 1/2 kg em um cão pequeno, é algo que merece levar ao conhecimento de seu veterinário.
As fezes do seu cão são uma pista de sua saúde. Se ele está saudável, o cocô é pequeno, firme e úmido. Fezes secas e duras que fazem seu cão se esforçar na eliminação podem ser um sinal de que ele não está bebendo água o suficiente, ou pode ser uma indicação de outro problema alimentar ou de saúde. Segmentos riscados em formato de arroz nas fezes indicam vermes. Não é incomum que ocasionalmente as fezes sejam moles ou líquidas ou contenham muco ou até mesmo uma mancha de sangue. Porém diarréia, esforço para evacuar, fezes com muco ou tingidas de sangue que duram mais que dois dias devem levar a uma visita ao veterinário. Se o problema de eliminação vier acompanhado de outros sinais – febre, vômito, letargia, perda de apetite, diarréia hemorrágica – ligue imediatamente para o veterinário.

A urina também deve ser observada: se ela tem odor forte, pútrido, alteração da cor (amarelo forte, avermelhada, esverdeada), presença de sedimento (conteúdo arenoso), tempo e posição de micção alterados (muito tempo em mesmo posicionamento, machos não castrados urinando em posição de fêmea), frequência e quantidade de urina alterados (alta frequência, com pouco volume por micção) devem ser considerados e o médico veterinário deverá ser consultado. Lembre-se que os primeiros sinais de doenças renais são: aumento da ingestão de água (polidipsia), aumento da produção de urina (poliúria), coloração da urina clara, apetite caprichoso, vômitos esporádicos e emagrecimento.
Normalmente, sabemos que nosso cão está se sentindo bem quando se atira na comida. Não é estranho, contudo, se ele pular uma refeição ou duas, especialmente em dias quentes. Isso não é algo com o que se preocupar.Porém, se seu cão torcer o nariz para a comida por mais de dois dias é preciso procurar logo um veterinário. Outro ponto importante: um cão que começa a beber muita água pode estar desenvolvendo diabetes ou problemas renais. Você pode não perceber o consumo extra de água facilmente, mas deve poder perceber o aumento na quantidade de urina. Ele estará produzindo quantidades muito maiores de urina e terá que sair com mais frequência.
O pelo também deve ser observado: um cão saudável tem uma pelagem espessa e brilhante. Uma pelagem opaca ou com partes ásperas, secas ou peladas é um sinal de que algo não está bem. O problema poderia ser o tipo de comida que seu cão está recebendo, uma alergia a pulgas ou outro problema de pele. Seja qual for o caso, o conselho de seu veterinário o ajudará a colocar seu bichinho de volta na linha.
Um sinal mais sutil de enfermidade é a prostração ou letargia. Um cão letárgico pode não mostrar interesse em sair para um passeio, mesmo que esse seja normalmente o ponto alto de seu dia. Ele não quer brincar, nem mesmo seu jogo favorito. No entanto, algumas vezes a letargia pode ser atribuída a um dia quente, a ficar dolorido após uma longa caminhada extra, ou simplesmente por se sentir mal-humorado. Se isso continuar por mais de dois dias, contudo, fale com seu veterinário.
Outro sinal familiar e não tão sutil de enfermidade é o vômito. O vômito é menos dramático no mundo canino do que no nosso, e os cães vomitam deliberadamente para se livrar de algo que não é bom para eles. O vômito brando e ocasional normalmente não é nada com o que se preocupar. Mas se seu cão vomitar frequentemente ou várias vezes seguidas, tiver febre, parecer deprimido ou com dor, ou tiver sangue no vômito ou este for forçado, você deve ligar imediatamente para o veterinário.
Primeiros sinais de alerta para doenças
Os sinais a seguir podem indicar problemas potencialmente graves. Se você perceber qualquer um desses sintomas, deve ligar imediatamente para seu veterinário e marcar uma consulta.
  • O cão parece cansado ou preguiçoso.
  • Tem dificuldade em urinar ou está urinando mais que o normal.
  • Está arrastando ou correndo com o traseiro no chão. Ele pode ter vermes, suas glândulas anais podem estar bloqueadas entre outros problemas orgânicos.
  • Está bebendo mais água que o normal.
  • Não quer comer e perde mais de duas refeições.
  • Come muito, mas está perdendo peso.
  • Está babando demais. Pode estar com problema de dentes ou gengivas, ou pode ter engolido algo venenoso.
  • Suas gengivas estão vermelhas ou inchadas.
  • Seus olhos estão embaçados ou vermelhos, está coçando os olhos ou tem muita secreção no olho.
  • Está ofegante ou com respiração curta.
  • Demonstra medo ou choraminga quando é tocado.
  • Tem algum tipo de inchaço em seu corpo.
  • Vomita, tem ânsia, espirra ou tosse repetidamente.
  • Sua pelagem está dura ou opaca.
  • Não é castrado e tem corrimento vaginal.
  • Tosse ou vomita com sangue.
  • Tem febre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário