segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Como prevenir uma otite?

  

 A limpeza dos ouvidos deve ser realizada periodicamente conforme as necessidades de cada animal. Deve utilizar-se um produto de limpeza adequado, como o Otoclean que poderá adquirir junto do seu médico veterinário. O produto é colocado dentro do canal auditivo após o que se esfregam as orelhas do animal e depois este sacode-as libertando assim a sujidade. Não é recomendada a utilização de algodão ou cotonetes devido aos fragmentos que podem deixar no interior, nem medicamentos que possam causar irritação. É importante proteger os ouvidos durante o banho e secá-los eficazmente. Está também indicada a remoção do excesso de pêlos dos ouvidos.

Animais com orelhas pendentes e peludas, como por exemplo Cocker Spaniel ou Caniches, estão mais predispostos a desenvolver uma otite porque os ouvidos estão abafados e a circulação do ar está dificultada. Deste modo, a umidade acumula-se permitindo a colonização microbiana. 

Geralmente surge um odor desagradável proveniente do ouvido juntamente com a formação de uma grande quantidade de cerúmen. O animal frequentemente coça ou esfrega a orelha no chão. 
Por isso podem aparecer feridas no pavilhão auricular. Pode também sacudir a cabeça e mostrar desconforto ou agressividade quando acariciado junto ao ouvido afetado. As alterações no equilíbrio e a cabeça inclinada para um dos lados poderão sugerir lesões mais severas do ouvido com envolvimento do ouvido interno. 

A otite não tratada pode evoluir para zonas mais profundas e afetar o ouvido médio e interno com ruptura da membrana do tímpano. Nos casos mais graves, o animal apresenta problemas de equilíbrio, cabeça inclinada e pálpebras ou lábios pendentes e resiste a abrir a boca e a mastigar. Deve dirigir-se ao médico veterinário logo que possível.

Desta forma, poder-se-ão realizar testes diagnóstico que permitam elaborar o tratamento mais adequado e que, geralmente, poderá ser continuado em casa. Na maioria dos casos, a otite é detectada numa fase inicial sendo a probabilidade de recuperação boa. A recorrência frequente das otites leva a que o canal auditivo desenvolva hipertrofia ficando mais estenosado, o que diminui a ventilação e assim predispõe a novas otites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário