terça-feira, 21 de junho de 2016

Qual animal tem a mordida mais forte?


Uma bocada dele atinge quase 1000 quilos, o equivalente a colocar uma dentadura afiada numa parte do seu corpo e, em seguida, posicionar sobre ela um outro objeto de 1 tonelada! Para calcular a intensidade da mordida dos animais, um dos métodos é fazer com que o bicho morda um aparelho que registra a potência do ataque. Como os bichos nem sempre mordem com a mesma força, os resultados variam. Aqui, usamos como referência o trabalho de Gregory Erickson e Kent Vliet, da Universidade Estadual da Flórida, e de Brady Barr, do canal National Geographic.

MORDE-E-ASSOPRA
Parente do jacaré tem mordida que faz pressão equivalente ao peso de um carro
ALIGÁTOR DO MISSISSIPPI
Força da mordida: 965 kg
Equivale a: Peso de um carro de tamanho médio
Número de dentes: 74 a 80
Porte: 4 a 4,5 m e 450 kg
Os jacarés americanos conseguem perfurar o casco de tartarugas, uma de suas presas favoritas. Como não usam os braços para agarrar suas vítimas, a mordida tem que ser certeira.
Crânio
Quando amarram sua boca, o aligátor se defende usando o crânio como se fosse um taco, mexendo-o para os lados para bater com força em seu agressor.
Focinho
A proporção entre a largura da cabeça e o comprimento da boca é maior no aligátor do que nas demais espécies aparentadas, como o crocodilo.
Dentes
Com os cerca de 80 dentes, ele não mastiga a comida: engole presas pequenas inteiras e arranca pedaços das maiores, como as tartarugas.
Músculos
Os músculos que fecham a boca (adductor mandibulae externus superficialismedialis eprofundus) são fortes, mas o que abre é fraco - com uma fita adesiva dá para amarrá-la.
Boca
A abertura da boca, que pode ser superior a 75º, permite que ele abocanhe de uma vez animais de grande porte, como bezerros e veados.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário